Minas Gerais é um estado famoso por suas cidades turísticas e atrações interessantes para visitar. Seja para uma viagem em família, entre amigos ou excursões, Minas encanta até mesmo os mineiros com tanta história que tem para contar.

Está planejando uma viagem para esse estado tão acolhedor? Então não deixe de conferir 3 atrações turísticas de Minas Gerais que você precisa conhecer! Vamos a elas?

1. Inhotim

Um museu a céu aberto: é Inhotim. Localizado na cidade de Brumadinho, abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea, que  convive em harmonia com a natureza, despertando sentimentos únicos nos visitantes. O projeto foi idealizado por volta de 1980 por Bernardo de Mello Paz, empresário mineiro, consistindo assim em uma propriedade privada.

Ainda assim, os valores acessíveis de entrada dão ao público a oportunidade de conferir obras, galerias, pinturas, projetos magníficos e também possibilita o acesso a atividades educativas e sociais desenvolvidas no seu interior. Sem contar a existência de exposições interativas em que o visitante pode modificá-las ou até mesmo adentrá-las, como é o caso de piscinas e camas elásticas.

Inhotim é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Nesse local, é possível encontrar enormes jardins sempre bem-cuidados. Existe ainda um lago que dá ao local caráter de interior.

Serviço

Rua B, 20, Brumadinho, Minas Gerais, Brasil

Funcionamento: terças a sextas-feiras, de 9h30 às 18h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Ingressos: entrada gratuita às terças-feiras (exceto feriados). Quartas e quintas-feiras: R$ 20. Sextas, sábados, domingos e feriados: R$ 30.

2. Lagoa da Pampulha

Situado na capital Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha é o principal cartão postal de Minas Gerais. É nela que se encontra o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, reconhecido em 2017 como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Trata-se de uma lagoa de grandes proporções, com 18 quilômetros de extensão. Porém, o principal atrativo é mesmo o conjunto arquitetônico, criado por Oscar Niemeyer na época modernista (anos 1940).

Composto pela Igreja de São Francisco, pelo Museu de Arte Moderna e pela Casa do Baile (antigo cassino), o local é uma das importantes atrações turísticas de Minas Gerais. No conjunto, é possível encontrar pinturas de Cândido Portinari, esculturas de Ceschiatti, Zomoiski e José Pedrosa e jardins de Burle Marx.

A região conta ainda com parque de diversões e o Parque Ecológico Promotor Lins do Rego (Parque da Pampulha).

Serviço

Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

3. Cidades históricas

Falar em Minas Gerais é principalmente falar de cidades históricas, concorda? O estado é famoso pelas lindas cidades que carregam consigo fascinantes histórias. Bons exemplos são Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco, Tiradentes, São João Del Rei, Diamantina, Congonhas, entre outros.

O simples de fato de ir a esses lugares é conhecer de perto um verdadeiro museu a céu aberto. Além das charmosas ruas de paralelepípedos, neles é possível encontrar lindas igrejas, belíssimas cachoeiras e, é claro, mares de montanhas de tirar o fôlego.

Essas são apenas algumas das atrações turísticas de Minas Gerais interessantes e que não podem ser ignoradas em uma viagem pelo estado. Então, ao viajar para terras mineiras, fique atento a esses lugares e dê uma passadinha para conhecê-los!

E por falar em conhecer, você sabe quais são as principais festas populares de Minas Gerais? Confira agora mesmo! Quem sabe não dá para unir a visita com algumas dessas datas especiais?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *