Dentre as atrações de Minas Gerais, as cachoeiras, os casarões históricos, as montanhas e as lindas paisagens se destacam.

Minas Gerais é um daqueles destinos sempre presentes no pensamento dos viajantes. Suas lindas paisagens, cachoeiras e montanhas, além da deliciosa gastronomia e dos roteiros histórico-culturais, estão presentes em todo o território e impressionam viajantes do mundo todo.

São muitas cidades para conhecer em Minas Gerais. Algumas delas, embora estejam próximas dos centros urbanos, são pouco visitadas, mas são destinos ideias para viagens curtas de finais de semana. Basta se programar, juntar dinheiro para viajar e pegar a estrada.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira algumas dicas de destinos que preparamos para você!

4 cidades para conhecer em Minas Gerais

1. Governador Valadares

Com boas opções de pousadas e restaurantes, Governador Valadares já é um destino conhecido. O seu atrativo mais procurado é o Pico do Ibituruna, cartão postal da cidade e pista de voo de asa-delta e parapente.

O acesso ao topo, de onde se tem uma vista incrível, pode ser feito a pé, de carro ou de ônibus fretado — opção ideal para grupos. No alto do pico, a 1.123 metros de altitude, você terá uma vista deslumbrante e panorâmica da região.

Na base do Pico do Ibituruna, o Parque Natural Municipal tem trilhas para caminhadas e acesso ao Rio Doce, que percorre toda a cidade. Além disso, se quiser se hospedar no alto do Pico, pode contar com uma pousada com infraestrutura completa.

3. Peçanha

A cidade faz parte do Vale do Rio Doce e, por isso, cachoeiras e rios percorrem sua redondeza. Embora não seja tão conhecida, é de uma beleza natural que vale a visita. Não há muitas hospedagens no local, mas é possível encontrar pousadas que satisfaçam aos viajantes.

Para caminhadas, é interessante visitar o Parque Mãe D’Água para descansar e contemplar a natureza local. Outro passeio interessante é visitar algumas construções coloniais, como a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Casa da Cultura.

Um dos pontos fortes da cidade é o Carnaval, famoso na região. A festa se concentra na Praça do Coreto e na Rua Tiradentes e arrasta os foliões com seus blocos de carnaval, shows e muita gente de todos os cantos.

3. Esmeraldas

Distante apenas 60km da capital, este destino é ideal para viagens curtas. A cidade mantém os encantos do interior com suas fazendas do período colonial que se tornaram, muitas delas, hotéis-fazenda. É possível desfrutar das delícias gastronômicas e caseiras das fazendas, passeios a cavalo pelas propriedades e muito sossego.

No centro da pequena cidade, conveniente para caminhadas, você vai encontrar a Igreja de Santa Quitéria, padroeira da cidade. O local preserva tradições histórico-culturais, como a Folia de Reis, onde música, tradição cultural e religião se misturam e seguem por lindos cortejos entre os dias de 25 de dezembro e 6 de janeiro.

4. Lavras Novas

Perfeita para os turistas que procuram por um destino mais calmo e com forte presença do ecoturismo, essa cidade intimista convida para caminhadas que passam por casarios antigos e uma igreja construída no século XVIII: a Igreja Nossa Senhora dos Prazeres.

Se você busca contato com a natureza, os atrativos mais conhecidos são o Mirante da Pedra e o Mirante da Rua Fonte. Para banhos refrescantes, vale a pena conhecer as cachoeiras:

  • Cachoeira dos Namorados;
  • Três Pingos;
  • Pocinhos;
  • Cachoeira Falcão.

Nas imediações, é possível visitar o Vilarejo da Chapada, que abriga outras cachoeiras e o Pico do Itacolomi. E, se quiser aproveitar ainda mais a viagem, Ouro Preto está muito próxima, o que possibilita uma visita, mesmo que por uma tarde.

Minas Gerais encanta e proporciona passeios encantadores para todos os viajantes. Por ser um destino muito procurado, é preciso programar sua hospedagem comprar sua passagem com antecedência.

E então, gostou das nossas dicas sobre cidades para conhecer em Minas Gerais? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e incentive o turismo pelo estado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *