Viajar é sempre uma aventura e envolve altos e baixos. Em uma viagem com amigos, a aventura pode ser muito mais divertida, mas o risco de algo dar errado também é maior.

Afinal, conciliar interesses e gostos diferentes é uma tarefa delicada. Se não houver jogo de cintura e respeito, a viagem pode fracassar e a amizade sair estremecida na volta para a casa.

Então, como fazer com que uma viagem com amigos seja inesquecível? Seguir as nossas dicas já será meio caminho andado. Veja:

1. Converse sobre o que cada um gosta

Antes mesmo de começarem a planejar, listem as preferências e expectativas de cada um. Parte do grupo pode apreciar programas culturais, enquanto outra parte prefere compras. Alguns podem gostar de balada até o amanhecer, outros preferem dormir e levantar cedo para ter mais tempo para passear.

Ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas, por isso é bom esclarecer com antecedência o que cada um espera da viagem e chegar a um consenso, para evitar frustrações.

2. Planejar com antecedência

O sucesso da viagem começa no planejamento prévio e cuidadoso. Façam encontros, criem um grupo no Whatsapp ou no Facebook e mantenham-se em contato para trocarem sugestões e esclarecer dúvidas.

Não é preciso seguir uma programação rígida, mas é importante discutir sobre passeios, pesquisar preços e fazer reservas para as atrações mais procuradas, se necessário.

A logística de uma viagem em grupo é mais complicada do que em uma viagem solo, então, quanto mais vocês evitarem o estresse, melhor a viagem. Mesmo assim, é bom que estejam preparados para alguns perrengues, que são inevitáveis. Relaxem e aproveitem para dar algumas boas risadas.

3. Estabelecer um orçamento ao alcance de todos

Em uma viagem com amigos, é preciso levar em conta as diferenças de poder aquisitivo. A viagem deve representar diversão para todos e não sacrifício e dívidas futuras para os que vivem com orçamento mais modesto.

Encontrem alternativas econômicas sem comprometer o conforto. Por exemplo, viajar de ônibus é confortável e muito mais econômico do que pagar passagens aéreas para um grupo grande em alta temporada.

Analisem a possibilidade de fretar um veículo! O grupo de amigos estará mais à vontade e a viagem será bem mais divertida e descontraída do que no ambiente formal do avião.

A dica vale também para a hospedagem. Em vez de reservar um hotel, escolham um hostel com cozinha ou aluguem uma casa de férias. Além de ser mais econômico, poderão cozinhar juntos, abrir um bom vinho e brindar à amizade.

4. Ter cuidado com o que fala

É bom evitar assuntos polêmicos ou delicados. Uma acalorada discussão política entre pessoas de posições contrárias pode deixar o clima pesado e arruinar a viagem de todos. Do mesmo modo, durante a viagem não é hora de cobrar aquela dívida antiga do amigo ou de tirar satisfações sobre algum episódio mal esclarecido no passado.

Por outro lado, assuntos que tenham a ver com a viagem devem ser esclarecidos no momento, sempre com educação e sem ofensas. Em nome do bem-estar de todos, não deixem que as mágoas se acumulem.

Uma viagem com amigos será inesquecível se houver diálogo, planejamento, consideração e respeito pelos outros. Comece agora mesmo a organizar a aventura: dê o primeiro passo e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *