Para quem gosta de incluir passeios culturais em suas viagens, as cidades mineiras são um prato cheio. Afinal, os museus em Minas Gerais são uma atração imperdível, que retratam o melhor da história, da cultura e da arte brasileira ao longo dos séculos. Como as atrações são muitas, vale a pena planejar um roteiro detalhado e, para isso, contar com o conforto de uma viagem de ônibus.

Neste post, indicaremos alguns dos museus mineiros mais interessantes para você visitar. Confira e comece a organizar a sua viagem!

1. Circuito Cultural da Praça da Liberdade (Belo Horizonte)

Em Belo Horizonte, você poderá visitar um dos mais importantes complexos culturais brasileiros. São nada menos que nove museus e espaços de cultura reunidos em torno da Praça da Liberdade – ou seja, não faltarão atrações em seu passeio pela capital mineira. Entre eles, podemos citar:

  • Centro Cultural do Banco do Brasil: localizado na estrutura da antiga Secretaria da Defesa Social e Procuradoria do Estado, o espaço oferece peças de teatro, exposições, oficinas, entre outros;
  • Museu das Minas e do Metal: a história da metalurgia e da mineração é contada no prédio, fundado em 2010;
  • Espaço do Conhecimento: apresenta exposições educativas reunindo ciência, arte e cultura, além de contar com o Terraço Astronômico;
  • Biblioteca Pública Luiz de Bessa e Arquivo Público Mineiro: os espaços oferecem uma extensa coleção para quem deseja aprofundar a pesquisa histórica.

2. Museu do Diamante (Diamantina)

O Instituto Brasileiro de Museus é o responsável pela criação do Museu do Diamante, em 1954. Em seu acervo, você encontrará uma grande variedade de objetos e obras que contam parte da história do Brasil. Em uma parte do museu, são apresentados equipamentos de defesa e armas históricas. Também é possível ver instrumentos de tecelagem, além de pinturas, esculturas e estampas antigas.

O Museu do Diamante também conta com um extenso acervo fotográfico, por meio do qual você conhecerá as personalidades de Diamantina, além do registro de sua arquitetura e monumentos e do período de garimpo e mineração.

3. Inhotim (Brumadinho)

O grande destaque em Inhotim se deve ao fato de ser um museu a céu aberto, instalado em meio ao paisagismo criado pelo famoso Burle Max, na década de 80, em torno do Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico. O local fica a apenas 60 quilômetros de Belo Horizonte e abriga mais de 500 obras de arte em seus 700 hectares. É bom se preparar para caminhar muito e se surpreender com a beleza de Inhotim – um passeio único.

4. Museu de Arte Decorativa (Uberaba)

Nossa lista termina em Uberaba, com essa fazenda construída em 1916 que abriga um acervo permanente de móveis e porcelanas inglesas da década de 20. Além disso, você poderá visitar a biblioteca local e conhecer obras de artistas como José Maria dos Reis Junior. Há também exposições temporárias oferecidas constantemente, incluindo apresentações musicais.

Como você viu, não faltam museus em Minas Gerais para que você faça roteiros com muita inspiração, cultura e história. Não deixe de buscar as melhores opções de passagens de ônibus para viajar com conforto e segurança. Ou, então, reúna um grupo de amigos e familiares e prepare uma excursão para esses lugares.

Gostou da nossa lista? Entre em contato com a Saritur e escolha a opção mais adequada para a sua viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *