Fazer um orçamento de viagem com antecedência é fundamental, não importa se viajamos sozinhos, com um grupo de amigos ou em excursão. Afinal, a gente viaja para relaxar, descansar e se divertir e não para passar apertos financeiros, não é mesmo?

Então, para que o passeio seja um sucesso, reunimos dicas para fazer o seu orçamento de viagem e aproveitar tudo o que você merece. Continue lendo!

1. Escolha o tipo de viagem

Comece respondendo a algumas perguntas:

  • quer viajar dentro de seu estado ou mais longe?
  • dentro ou fora do Brasil?
  • cidades do interior ou uma grande metrópole?
  • vai frequentar lugares chiques à noite ou a programação será mais descontraída?
  • quer jantar em restaurantes ou pretende preparar sua própria comida?

Uma viagem curta para as cidades históricas mineiras é mais econômica do que uma semana em Buenos Aires, por exemplo. Em cidades do interior se anda a pé, enquanto em grandes metrópoles se gasta com transporte. Saídas noturnas e restaurantes sofisticados exigem gastos maiores.

Então, o primeiro passo será resolver que viagem você quer.

2. Decida a hospedagem

Use sites como o Booking, Trivago e Hostelworld para escolher a hospedagem. Hostels são alternativas econômicas, mas, se o grupo é grande, tente negociar um preço melhor com agências de turismo ou diretamente com os hotéis.

Dependendo do destino e se o grupo for grande, alugar uma casa de temporada é uma ótima alternativa e ainda inclui a vantagem de permitir cozinhar em casa para economizar.

3. Trace sua programação

Decida que passeios você vai fazer, que monumentos e atrações vai visitar e que outros programas estarão no roteiro. Pesquise os bilhetes de entrada na internet e veja se há diferença de preços para comprar online. Muitas vezes, sai mais barato.

Pense também nos programas noturnos, como teatro, cinema e concertos musicais. Também é importante fazer uma estimativa do que será gasto ao jantar fora.

Anote tudo!

4. Pense na alimentação

Comer fora todos os dias pode pesar no orçamento, mas a gastronomia é um dos prazeres de viajar, então reserve algumas noites para jantar em bons restaurantes locais.

Se a hospedagem for em hostels ou em casa alugada, fazer compras em supermercados e cozinhar de vez em quando vai ajudar a manter as finanças sob controle.

Então, faça uma estimativa do que será gasto com alimentação e anote no orçamento.

5. Pesquise os meios de transporte

O avião é o meio mais rápido, mas também o mais caro e a logística de deslocamento para o aeroporto pode ser complicada, principalmente em grupos grandes. Além disso, a obrigação de se apresentar com muita antecedência ao check-in acaba acrescentando algumas horas ao tempo de viagem.

O ônibus leva vantagem no preço, além de partir de terminais mais centrais, onde se chega com facilidade e rapidez. Viagens rodoviárias são mais informais e descontraídas, principalmente quando se viaja em família ou com amigos.

Em grupos maiores, uma ótima opção é o fretamento de um ônibus exclusivo. Aí sim, todos terão liberdade, poderão decidir as paradas e determinar o ritmo da viagem. Só é preciso tomar o cuidado de escolher uma empresa confiável, segura e dentro da legalidade, claro.

Tudo pronto? Continue anotando todos os gastos durante a viagem. Assim, você controla as despesas e reúne dados confiáveis para planejar a próxima.

Agora só falta uma providência antes de ir arrumar as malas: assinar a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *