Como montar um roteiro de viagem perfeito? Nosso objetivo, neste artigo, é mostrar o porquê de o planejamento fazer toda a diferença na sua experiência de viajante, apontando o passo a passo para organizar a sua jornada com antecedência.

Vamos dar dicas sobre escolha do local, a sua relação com o orçamento disponível, definição do itinerário e das acomodações. Vem com a gente!

Quais as vantagens de se criar um roteiro?

Há inúmeras vantagens em definir um roteiro de viagem. Ao organizar o que será feito, isso permite clareza do quanto será gasto, evita imprevistos de última hora, dá a certeza que você visitará os lugares mais importantes do seu destino e terá o conforto esperado no momento de descanso.

Como montar um roteiro de viagem?

Listamos aqui 5 passos para o seu roteiro.

1. Defina o orçamento

Um passo importante para o seu roteiro de viagem é saber o quanto você tem para gastar. Esse ponto é fundamental, pois ele impactará na escolha do destino — lugares mais distantes tendem a ser mais caros de chegar —, tipo de hospedagem, deslocamento e gastos com alimentação.

2. Defina o(s) destino(s)

Com o orçamento na cabeça, é hora de escolher o destino (ou destinos) da viagem. Muita gente costuma ter uma listinha na cabeça, mas se você não tem, é hora de fazer. Pense nos atrativos que você prefere e veja quais locais se enquadram com o seu perfil e momento na vida.

Cachoeira ou praia? Museus, espaços culturais ou vida noturna? Tudo isso junto? É bom pensar também que alguns locais podem ser mais agradáveis de se visitar no inverno (como as cidades de montanha) ou no verão (como as praias do Sul do Brasil) e que alguns destinos ficam mais caros na alta temporada.

3. Defina o itinerário

Como você vai chegar até o seu destino? De carro, avião, ônibus? Vai com a turma e está pensando em fretar o transporte? Lembre-se que o itinerário interfere nos custos da viagem e envolve tempo. Ter transportes seguros e eficientes é uma maneira de evitar perder tempo que você gastaria curtindo o destino final.

4. Levantar locais para visitar

Definido o destino, faça uma lista dos locais que você quer visitar. Muita gente gosta de separar um dia para conhecer a história da cidade, ir a museus, outro para compras… Monte uma tabelinha com os lugares que pretende visitar e pesquise para não deixar de ir nos melhores pontos da cidade.

5. Definir as acomodações

Um ponto fundamental da viagem é o lugar onde você vai se hospedar. Opções é o que não faltam. Além dos clássicos hotéis e pousadas, há quem opte por se hospedar em casas ou quartos de aplicativos de viagem como o Airbnb.

Dependendo do seu pique e da vontade de conhecer gente jovem, há sempre as opções de albergues (os hostels), que contam com quartos coletivos e individuais e costumam ter preços em conta.

E para os espíritos aventureiros, a depender do destino, há ainda a opção de camping — outra opção com preços baratos na maior parte das vezes.

Esses passos não devem ser engessados e nem a sua viagem precisa caber numa caixinha. Faz parte do passeio descobrir algumas coisas novas durante o caminho e se deixar levar também por elas. Mas é fato que ter um roteiro ajuda a evitar dores de cabeça inesperadas naquele momento em que tudo o que você mais quer é descansar e curtir o mundo.

Se você gostou do nosso post sobre como montar um roteiro de viagem, compartilhe-o nas suas redes sociais com os seus amigos. Quem sabe ele não vai ajudá-los também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *