Quer programar uma viagem de ônibus sem transtornos? Descubra os erros mais comuns cometidos pelos turistas e organize-se para evitá-los!

Quando se pensa em viajar, é preciso fazer um planejamento para que tudo ocorra sem contratempos — afinal, é um momento de lazer e descanso. No entanto, muita gente comete erros ao viajar de ônibus que podem atrapalhar os planos.

Se você vai utilizar esse tipo de transporte para chegar ao seu destino, acompanhe nosso post e veja 5 pontos aos quais você deve ter atenção para que sua viagem só traga boas lembranças!

1. Fazer confusão na compra de passagem

Você programa tudo, mas, na empolgação, compra o bilhete com o dia errado. Para isso não acontecer, escolha companhias em que você pode adquirir a passagem online e, dessa forma, conferir todas as informações para evitar problemas.

Caso você tenha comprado o bilhete errado, mas com antecedência, informe-se na empresa de ônibus se é possível fazer a troca para a data pretendida.

2. Escolher errado o assento do ônibus

Muitas pessoas ficam confusas com a escolha do assento no ônibus. Se houver a possibilidade, prefira lugares longe dos eixos dos pneus — assim você corre menos risco de balançar durante a viagem quando o veículo passar em lombadas ou buracos.

Veja também o lado onde o sol vai bater por mais tempo e prefira sentar-se no lado oposto, pois você ficará mais confortável durante o trajeto. Se precisar levantar bastante, escolha os assentos do corredor.

3. Confundir o ônibus em paradas

Ao descer nas paradas, preste atenção ao modelo e numeração do seu ônibus: se quiser mais segurança, anote esses dados em um papel, principalmente se estiver sem companhia.

Dependendo do posto, haverá vários veículos parecidos estacionados lado a lado. Por isso, esse acaba sendo um dos erros ao viajar de ônibus. Respeite também o tempo estipulado pelo motorista na parada, assim você não atrasa a viagem nem os outros passageiros.

4. Levar coisas demais

Muitas vezes, por medo de precisar de algo, os turistas acabam levando bagagens demais, principalmente nas mãos. Com isso, não conseguem acomodar os pertences da melhor forma dentro do ônibus. O resultado? Viajam de maneira desconfortável com bolsas e mochilas nos pés e ainda atrapalham os outros passageiros.

Para que isso não ocorra, leve somente o necessário na bagagem de mão: uma blusa (já que dentro do ônibus costuma ser mais gelado por conta do ar-condicionado), documentos, celular, fones de ouvido, guloseimas e um travesseiro para se acomodar melhor em viagens longas.

Ao comprar a passagem, procure saber se o ônibus oferece copos de água para que você não precise se preocupar em carregar a sua garrafa.

5. Utilizar roupas desconfortáveis

Principalmente em trajetos mais longos, o ideal é viajar de forma confortável, não é mesmo? Por isso, escolha roupas leves para que você consiga se acomodar da melhor maneira na poltrona.

Roupas de algodão e tênis são boas pedidas para que você se sinta bem até chegar ao seu destino. Só preste atenção em como estará o clima na data escolhida, para não passar frio ou calor durante a viagem.

Evitando esses erros ao viajar de ônibus, você pode aproveitar as belas paisagens no trajeto com tranquilidade. E, para garantir que tudo saia como você pensou, confira 4 dicas para comprar passagens de ônibus com segurança! Boa viagem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *