Quem nunca saiu para viajar e se deparou com um imprevisto por falta de planejamento? Quando não nos programamos bem, o que era para ser um momento de descanso e divertimento pode se tornar um grande problema.

Para que você possa evitar esse tipo de situação, criamos este post com a proposta de apontar 5 dos erros mais cometidos ao se planejar uma viagem, reforçando como a organização é fundamental para o passeio dar certo.

Conhecer bem os custos, fazer um roteiro completo e escolher a melhor época para viajar estão dentre os pontos que merecem atenção. Quer saber mais? Confira a seguir!

1. Desconhecer todos os custos da viagem

Muitas vezes, a gente se prepara para a viagem, pensa nas passagens e na hospedagem, mas se esquece de outras coisas que podem pesar no orçamento.

Despesas com alimentação e entradas para atrações diversas (como museus, parques e até igrejas históricas) precisam ser consideradas. Em caso de viagens em família, principalmente, esses custos podem ter um peso considerável no orçamento total.

2. Não organizar um roteiro

Este é um erro clássico: esquecer de planejar o que pretende fazer durante o passeio. Nesse contexto, elaborar um roteiro, pensando em quais atrativos você tem interesse, ajuda a tornar a viagem mais agradável.

É preciso pesquisar com antecedência e pensar o que é possível fazer no tempo que você dispõe. Considerar o horário de abertura e fechamento, o período que você ficará nas atrações e o tempo de deslocamento até elas é importante. Assim, você não corre o risco de deixar nada passar batido, pode comer na hora certa e fazer compras de lembrancinhas com calma.

3. Viajar em uma época ruim

Não basta escolher um bom destino para a viagem. É preciso viajar na época adequada — para o seu orçamento e para que os atrativos sejam vistos da melhor maneira.

Altas temporadas sempre têm problemas de superlotação, preços mais altos na oferta de serviços, atrativos e alimentação. Por outro lado, alguns atrativos que você tanto quer ver podem ser mais interessantes numa época específica.

Outra coisa importante a ser considerada é o clima. O frio e as chuvas podem interferir na paisagem e no deslocamento para o seu destino. Muitas cachoeiras, por exemplo, ficam mais bonitas em período chuvoso, mas, ao mesmo tempo, podem ficar inacessíveis.

4. Deixar as reservas para última hora

Esse ponto é fundamental e pode atrapalhar todo o seu planejamento de viagem. Ao deixar para comprar as passagens na última hora, você pode tanto não encontrar o que precisava, quanto encontrar um preço muito alto.

O mesmo pode ocorrer com as hospedagens. Então, mais uma vez, lembre-se de fazer suas compras e reservas com antecedência.

5. Não levar os documentos necessários

Esse é um dos erros mais comuns ao se planejar uma viagem. É chegada a hora de pegar o ônibus e pronto: você não encontra o bilhete da passagem, carteira de identidade, a certidão de nascimento dos filhos ou a autorização da justiça para que o sobrinho menor de idade viaje com você.

Sem os documentos adequados, a única saída é voltar para casa. E ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Então, sempre organize todos os documentos necessários com antecedência.

Por fim, ao montar o seu planejamento de viagem, lembre-se de pensar na melhor forma de deslocamento até o seu destino. Considere sempre a possibilidade de ir de ônibus: é seguro, confortável e permite que você aproveite o caminho!

Agora que você já está por dentro dos erros mais comuns ao se planejar uma viagem, continue no blog e veja 5 dicas para escolher o destino ideal para viajar!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *