Quando se pensa nas igrejas mais bonitas de Minas Gerais, as que vêm à cabeça são as construções barrocas do período colonial. Entretanto, quem aprecia turismo religioso provavelmente já conhece as famosas igrejas de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes etc.

A boa notícia é que possível chegar confortavelmente de ônibus à capital e outras localidades mineiras praticamente de todos os pontos do estado ou do país. Sabia que Minas Gerais oferece a maior malha rodoviária do Brasil?

Então, nossa sugestão é visitar outras, algumas não tão conhecidas, mas cada uma com seus atrativos. Aqui, expandimos a lista de igrejas mais bonitas de Minas Gerais. Leia. Você vai gostar!

1. Igreja de São Francisco de Assis – Belo Horizonte

A moderna igrejinha da Pampulha, dos anos 40, faz parte do admirável conjunto arquitetônico declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 2016.  Projetada por Oscar Niemeyer, a pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek, ela exibe painéis interiores de Cândido Portinari.

Tanta modernidade desagradou à Cúria Metropolitana e, por isso, o templo só foi consagrado dezessete anos depois da inauguração.

2. Igreja de São José – Belo Horizonte

Localizada no centro da capital mineira, a tradicional Igreja de São José data de 1900. Uma ampla restauração das pinturas interiores e exteriores teve início em 2011. As cores fortes predominam e a imagem colorida do templo restaurado se destaca entre os prédios cinzentos. Merece entrar nas listas de igrejas mais bonitas de Minas Gerais.

3. Igrejinha do Ó – Sabará

Aproveite a visita a BH para chegar à vizinha Sabará e conhecer a pequenina Capela Nossa Senhora do Ó. A data estimada da construção fica entre 1710 e 1720. O exterior barroco é singelo, mas o interior rebuscado com entalhamento em madeira colorida e dourada surpreende.

O nome Nossa Senhora do Ó teve origem nas chamadas Antífonas do Ó, como está na Bíblia: Ó Sabedoria, Ó Adonai, Ó Raiz de Jessé, Ó Chave de Davi e assim por diante. O que poucos sabem é que o verdadeiro nome da igrejinha é Nossa Senhora da Expectação do Parto.

Programe sua visita para a época das jabuticabas e saboreie a deliciosa frutinha, além de vinhos, geleias, sorvetes etc. O Festival da Jabuticaba acontece no mês de novembro.

4. Igreja de Santa Rita – Serro

Já se encantou com as igrejas de Diamantina? Então, visite a cidade do Serro, a menos de 100 quilômetros de distância de Diamantina. Admire o belo casario colonial e conheça a Igreja de Santa Rita. A construção remonta ao séc. XVIII, mas a data exata é desconhecida. A fachada poligonal incomum se destaca no alto da colina.

Subindo os 58 degraus da escadaria, é possível admirar a vista do Pico do Itambé e do centro histórico. O alto da igreja é ideal para tirar belas fotos.

Além disso, aproveite para deliciar-se com a culinária mineira e experimente o famoso queijo do Serro. Depois, refresque-se nas cachoeiras do bucólico povoado de Milho Verde, a cerca de 15 quilômetros do Serro.

5. Basílica de São Geraldo – Curvelo

Indo para Diamantina e Serro, pare em Curvelo para visitar o santuário que atrai milhares de romeiros. A decoração interior, bem preservada, exibe esculturas, pinturas e belos vitrais coloridos iluminados pela luz exterior.

A basílica de Curvelo, inaugurada em 1918,  foi a primeira dedicada a São Geraldo fora da Itália.

A Oitava de São Geraldo, que acontece em fins de agosto e princípios de setembro, é uma festa em homenagem ao santo que lota a cidade de visitantes já há mais de 100 anos.

A lista de igrejas mais bonitas de Minas Gerais é longa. Convide seus amigos para uma visita, compartilhando este nosso artigo em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *