Organizar uma excursão pode ser uma tarefa divertida, promover a integração entre as pessoas e tornar a viagem mais econômica. Veja como fazer isso!

Você tem pensado em organizar uma excursão para realizar uma viagem interessante com amigos e familiares? Saiba que há algumas dicas que você deve seguir para conseguir planejar tudo sem ter estresse e oferecer momentos de muita diversão e cultura a todos os participantes — é o que mostraremos neste artigo.

Continue a leitura e entenda o que deve fazer para organizar a sua excursão de forma estratégica e transformar a sua viagem em um sucesso!

1. Faça um planejamento

O planejamento é a chave para que tudo dê certo. Quanto mais organização você tiver antes de embarcar com o grupo, menores são as possibilidades de serem pegos com imprevistos que poderiam atrapalhar o passeio e causar transtornos. Por isso, comece fazendo uma boa pesquisa sobre o destino escolhido, melhores locais para hospedagem e transporte.

Mas não é só: é preciso, também, garantir o bem-estar de todos durante o passeio. Portanto, vale a pena fazer uma relação de estabelecimentos que poderão ser solicitados, como padarias, farmácias, restaurantes, comércio, entre outros. Verifique, ainda, detalhes como a voltagem elétrica, caso alguém precise levar aparelhos que não sejam bivolt. Por fim, consulte a previsão do tempo e mantenha todos informados.

2. Conheça o perfil de quem vai viajar

A ideia não é apenas saber os nomes dos viajantes e conhecer suas preferências — o que também é muito importante. Trata-se de descobrir situações que podem ser contornadas previamente para que não haja transtornos durante a excursão. Alguns questionamentos que devem ser feitos são:

  • Haverá crianças entre os viajantes?
  • Há pessoas idosas no grupo?
  • Alguém tem problemas de saúde ou dificuldades de locomoção?
  • Qual é a média de gastos que as pessoas pretendem ter diariamente?
  • Algum dos participantes tem restrições alimentares?

3. Promova a integração dos viajantes

Mesmo que você pretenda organizar a excursão entre familiares e amigos, é sempre interessante que haja momentos, antes de viajar, que promovam a integração entre eles, aumentando as expectativas e a animação para o passeio. Você pode organizar um grupo de WhatsApp e alimentá-lo com informações sobre a viagem, por exemplo.

Veja, também, se é possível marcar um encontro com todos para confraternização e para discutirem o roteiro e outros detalhes. Isso pode facilitar, inclusive, a tomada de decisões sobre a viagem.

4. Crie os roteiros para o passeio

Em uma excursão, não costuma funcionar muito bem deixar para decidir o que vão fazer no destino apenas quando chegarem lá. Portanto, estabeleça um roteiro prévio com as datas, horários e locais que serão visitados por todos.

Não se esqueça de deixar alguns momentos livres para que cada um possa aproveitar da maneira que achar mais interessante. O importante é que todos estejam cientes e concordem com o roteiro estabelecido. Assim, você evita atrasos e mal-entendidos.

5. Procure preços atrativos

Na pesquisa realizada na fase de planejamento, procure descontos na hospedagem e no valor cobrado pela empresa que fará o fretamento, sem deixar de lado a preocupação com a qualidade do serviço prestado.

Além disso, verifique que atrações e eventos serão realizados no destino enquanto você estiver com o grupo e procure saber quais deles são gratuitos. Para eventos pagos, tente conseguir algumas vantagens por estar em grupo para otimizar as despesas.

Como você pôde ver, seguindo as 5 dicas que você viu neste post, organizar uma excursão pode ser mais fácil do que você imaginava. Não deixe de pesquisar bem sobre o destino escolhido e faça uma escolha criteriosa da empresa que fará o fretamento.

O que achou das nossas sugestões para reunir um grupo e fazer um passeio incrível? Aproveite para ler, também, nossas 7 dicas para fazer uma viagem de ônibus segura e tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *