Várias horas sentado e sem grandes variações de posição podem trazer impactos na coluna e na circulação sanguínea. Mesmo com todo o conforto das novas gerações de ônibus, é preciso tomarmos uma série de cuidados com a saúde do viajante, para evitar alguns problemas.

Listamos aqui 6 dicas para você, os seus familiares e amigos chegarem com o corpo em perfeito estado ao destino final.

Pontos como hidratação, atenção à postura e uma boa alimentação podem fazer toda a diferença para evitar problemas no caminho. Confira!

1. Cuide bem da sua coluna

A coluna é a base do nosso corpo e, por isso, ela merece sempre atenção especial. Busque manter a coluna apoiada no banco a maior parte possível da viagem. Isso garante que você evite má postura, que pode se desdobrar em dores em todo o corpo, com reflexos nos músculos.

Além disso, cuide bem do seu pescoço. Aquela almofada semicircular ajuda a evitar um torcicolo para quem pretende curtir o sono durante o trajeto.

2. Aproveite as paradas para ativar a circulação

É importante manter a circulação sanguínea ativada. Quando passamos um tempo extenso sentados há dificuldade de circulação do sangue dos membros inferiores para os superiores do corpo, podendo acarretar até em tromboses.

Ainda que seja de ocorrência mais frequente em voos de avião, caso a redução de movimentação do corpo se estenda por muitas horas, a trombose pode acontecer mesmo em quem não tem nenhum problema de circulação diagnosticado.

Por isso, é recomendável aproveitar os minutos das paradas dos ônibus para ativar a circulação. Levantar-se, andar, movimentar as pernas e os braços ajuda o corpo e a circulação a voltarem para dentro do padrão.

3. Levante-se a cada duas ou três horas

Mesmo com as paradas, em casos de viagens maiores, levante-se a cada duas ou três horas, dê alguns passos pelo corredor, e volte para o seu lugar. Lembre-se sempre de manter o cinto de segurança afivelado ao retornar para a sua poltrona.

Uma outra dica para ativar a circulação é, mesmo sentado, movimentar os dedos dos pés e das mãos.

4. Hidrate-se

Tenha sempre uma garrafinha de água mineral com você. Além de contribuir para a boa circulação do sangue, manter-se hidratado evita problemas indesejados como dores de cabeça. E em casos de ônibus com ar-condicionado, a água ajuda na lubrificação das vias aéreas e da garganta.

5. Cuide da alimentação

Não custa lembrar: como você já sabe, evite comer alimentos gordurosos e frituras, assim como bebidas gaseificadas, como refrigerantes e cervejas.

Ainda que sejam muito comuns em postos de beira de estrada, eles dificultam a digestão e podem atrapalhar, por exemplo, o seu sono.

Também passe longe de maioneses caseiras — que podem estar contaminadas por salmonelas e causar diarreia e vômito — e evite comer grande quantidade de grãos — feijões, grão-de-bico, ervilha etc. —, que também contribuem com o acúmulo de gases no corpo.

Frutas frescas e secas, sucos naturais e alimentos integrais podem ser boas opções para comer no trajeto.

6. Use roupas confortáveis

Antes de viajar, procure saber minimamente sobre o clima no percurso por onde o ônibus vai passar. Roupas pesadas em dias de sol, além de desconforto, podem causar hipertranspiração e elevação da temperatura corporal.

Por outro lado, viajar durante o inverno ou a noite sem um agasalho pode trazer um resfriado. Uma dica é sempre ter um agasalho na bolsa ou na mochila. Levar uma manta leve, para viagens noturnas ou em ônibus com ar-condicionado é uma boa opção.

E claro, roupas confortáveis também contribuem para uma boa circulação sanguínea. Afinal, calças, blusas e calçados apertados podem comprimir veias e artérias.

Com essas dicas de cuidados com a saúde em mente é possível terminar de planejar a sua viagem sem grilos e com segurança. Afinal, estar com o corpo bom é fundamental para curtir o destino final.

Gostou do nosso texto? Então, compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *