Fique por dentro de 7 curiosidades sobre o Santuário de Aparecida e conheça um pouco mais sobre os detalhes da Basílica e história da Padroeira do Brasil

O Santuário de Aparecida atrai milhões de fiéis, que realizam a viagem movidos pela fé. A Basílica, construída em 1955, encanta e emociona os visitantes. Se você pretende se reunir com amigos e familiares e fazer uma excursão para conhecer o templo, saiba que será uma viagem que ficará na memória.

Quer conhecer um pouco mais sobre o santuário? Confira nosso post e descubra 7 curiosidades sobre esse local sagrado para os católicos!

1. Segundo maior santuário católico do mundo

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida é considerada o maior santuário católico do Brasil e o segundo maior do mundo (o primeiro é a Basílica de São Pedro, no Vaticano). Não é à toa que, em 2017, cerca de 13 milhões de fiéis visitaram o templo — um número recorde de turistas.

2. Tudo começou em 1717

A história do Santuário de Nossa Senhora Aparecida teve início em 12 de outubro de 1717. Tudo teve início quando três pescadores foram trabalhar para trazer os peixes para a refeição do Conde de Assumar — então governador da província de São Paulo — que estava em visita à vila de Guaratinguetá.

A pescaria não tinha sucesso até que eles lançaram a rede e recolheram uma imagem sem a cabeça. Depois, lançaram a rede de novo e pegaram a cabeça. Perceberam que era a imagem de uma santa. Após o episódio, os peixes surgiram em abundância.

Por 15 anos, a imagem ficou na casa de um dos pescadores, que recebia peregrinos. Uma capela, onde depois foi construída a cidade de Aparecida, foi erguida em 1743.

3. Celebração era realizada no Dia das Mães

Apesar de a imagem de Nossa Senhora Aparecida ter sido encontrada no dia 12 de outubro, a data só passou a ser o dia oficial de celebrações muito tempo depois. Antigamente, era comemorada junto ao Dia das Mães, no segundo domingo de maio. Tempos depois, a data passou a ser celebrada em 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

Somente em 30 de junho de 1980, o Decreto 6.809 estabeleceu o 12 de outubro como Dia da consagração à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Assim, a data se tornou um feriado nacional.

4. Visitas dos papas

Nossa Senhora Aparecida foi declarada padroeira do Brasil em 1930 pelo Papa Pio XI. No entanto, somente em 1980, a Basílica recebeu a visita do Papa João Paulo II. Os papas Bento XVI e Francisco também visitaram o Santuário em 2007 e 2013, respectivamente.

5. Mais de 3 milhões de hóstias distribuídas durante 1 ano

Você sabia que a Basílica de Aparecida celebra mais de 2300 missas por ano e distribui, no período, mais de 3 milhões de hóstias consagradas? Isso mesmo!

Para isso, o santuário conta com uma equipe de peso: 1800 funcionários e cerca de 800 voluntários.

6. Imagem da santa foi quebrada e reconstruída

Em 1978, um fato triste marcou o santuário: a imagem da santa foi jogada ao chão por um visitante. Apesar de ter sido quebrada em inúmeros pedaços, a imagem foi reconstruída em apenas 33 dias pela artista plástica Maria Helena Chartuni.

7. Mais de 10 toneladas de parafina são retiradas após o final de semana

Muitas velas são acesas e, a cada final de semana, os funcionários recolhem e reciclam mais de 10 toneladas de parafina deixadas pelos peregrinos no santuário.

Agora que você já conhece mais sobre o Santuário de Aparecida, programe uma viagem de ônibus à cidade. Você terá toda a segurança e conforto para poder apreciar esse templo sagrado.

Quer visitar a Basílica de Aparecida? Entre em contato com a Saritur e conheça essa e outras opções de turismo religioso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *