Viajar de ônibus tem muitas vantagens e, por isso, essa deve ser a primeira opção quando a ideia é curtir um passeio de maneira segura e tranquila.

A principal vantagem é poder relaxar durante o trajeto, deixando que motoristas experientes cuidem do caminho, assim como das paradas. Outra é a possibilidade de, em uma excursão, por exemplo, reunir a turma toda em um único veículo, todos bem acomodados e seguros. Além disso, é possível fazer reserva de passagens online, o que torna tudo ainda mais fácil.

Contudo, algumas boas práticas podem contribuir para uma viagem de ônibus mais tranquila e é sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura e confira 7 dicas para fazer um passeio ainda melhor!

1. Confira se a empresa é confiável

Para ter uma viagem de ônibus segura, é fundamental tomar algumas atitudes desde o momento da compra da passagem. Nesse momento, é imprescindível pesquisar sobre a empresa a ser contratada, investigar seu tempo no mercado, buscar informações sobre manutenção da frota e, principalmente, pedir indicações a amigos.

2. Pesquise sobre a rota e as paradas

Você sabe qual é o trajeto a ser feito até o destino da sua viagem? Pois essa é uma informação importante de ser observada antes do embarque para que você possa se programar melhor.

Normalmente, ela pode ser acessada no site da empresa, questionada no guichê do terminal rodoviário ou até mesmo conferida com o motorista no momento de embarque. Os locais de parada e o tempo de permanência em cada um deles também merecem atenção.

3. Use roupas confortáveis

Viajar com roupas apertadas ou inadequadas à temperatura pode ser motivo de desconforto durante o trajeto de viagem. Por isso, procure vestir blusas mais confortáveis e calças mais soltas ou de moletom, não se esquecendo também de carregar consigo um agasalho para os casos em que esteja frio no interior do ônibus (devido ao ar-condicionado). Além disso, é aconselhável usar tênis ou outro sapato fechado que seja apropriado.

4. Atente para os documentos necessários

Em geral, para viajar, é preciso carregar uma série de documentos que podem ser necessários. Na viagem de ônibus, isso não é diferente. Por isso, faça um checklist e confira se os itens a seguir estão com você:

  • documento oficial com foto, preferencialmente atualizado (caso tenha sido furtado, é preciso levar consigo o boletim de ocorrência que comprove o fato);
  • voucher, caso a passagem tenha sido comprada pela internet (ele deverá ser trocado por uma passagem física no guichê da empresa de transporte antes do embarque);
  • carteirinha de plano privado ou de sistema público de saúde.

5. Leve uma bolsa de mão

Prestes a embarcar no ônibus, sua mala será guardada em um compartimento específico do veículo. Por isso, é muito importante carregar consigo uma bolsa de mão com itens que você possa precisar durante o caminho, como: remédios, água, agasalho, eletrônicos (celular, câmeras etc.) e documentos.

6. Movimente-se

Ficar sentado por muito tempo pode desencadear problemas de saúde. Por isso, é muito importante aproveitar as paradas para se movimentar um pouco. Use esses momentos para se alongar, esticando braços e pernas. Durante a viagem, usar o apoio para pés que comumente ficam no banco da frente também é uma ótima ideia.

7. Leve objetos de entretenimento

Ficar algumas horas dentro do ônibus pode ser uma ótima oportunidade para interagir com outras pessoas, sobretudo em excursões. Ainda assim, não deixe de levar opções de entretenimento, como revistas, palavras-cruzadas ou livros. Caso prefira, você também pode usar o aparelho celular para ouvir músicas (com fone, é claro).

Para que sua viagem de ônibus seja um sucesso, não deixe de seguir as dicas que demos neste post. Assim, a ida até o destino e a volta para casa serão apenas mais momentos de tranquilidade durante todo o passeio.

Por falar em passeio, você sabe como montar um roteiro de viagens perfeito? Confira o nosso passo a passo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *