Que tal, conhecer as 9 das mais belíssimas cachoeiras de Minas Gerais? Quem não gosta de apreciar a natureza e suas águas cristalinas? É uma oportunidade de relaxar e repor as energias em um passeio com a família ou com os amigos.

O estado sempre surpreende quando o assunto é turismo, seja pela gastronomia, seja pelas festas populares ou pelos espetáculos naturais. Quer conhecer 9 das mais belíssimas cachoeiras mineiras? Continue a leitura e escolha seu próximo destino!

1. Cachoeiras dos Canyons (Capitólio)

As cachoeiras dos Canyons estão localizadas no lago de Furnas, criado artificialmente para abastecer a Usina Hidrelétrica de Furnas. É uma das várias atrações da natureza que você encontra no passeio a Capitólio.

As quedas d´água nesse cenário exótico dos Canyons chegam a 50 metros. A única maneira de acessar esse belíssimo cenário é por meio de embarcações — como lanchas, chalanas ou escunas, que saem da Ponte do Turvo, na cidade de Capitólio.

2. Cachoeira do Fundão (Serra da Canastra)

A Serra da Canastra é um verdadeiro show da natureza e entre as atrações que mais se destacam está a Cachoeira do Fundão. Ela é formada pelas águas do Rio Santo Antônio, que caem com muita energia pelo paredão rochoso. Uma curiosidade dessa queda d’água de 80 metros é a formação frequente de arco-íris, uma vez que o lugar recebe bastante sol o dia todo.

A Cachoeira do Fundão fica a 52 quilômetros do município de São Roque de Minas, mas o acesso não é muito simples, visto que a área é bem preservada. É preciso seguir a estrada do Parque Nacional até uma pedra que tem a sinalização dessa atração. De lá, o turista deve chegar à quarta porteira e seguir caminhando por uma trilha de 1,7 quilômetros.

3. Cachoeira Vale das Borboletas (São Tomé das Letras)

O município de São Tomé das Letras é conhecido pelo aspecto místico e pelas belezas naturais. Nesse cenário, ganha destaque a Cachoeira Vale das Borboletas, que rende um espetáculo aos olhos.

As águas cristalinas ficam em um vale e, em algumas épocas do ano, é possível ver muitas borboletas no local. É muito fácil acessar essa cachoeira: basta pegar a estrada São Tomé das Letras no sentido a Três Corações. A cortina de água fica pertinho — a 2,5 quilômetros de São Tomé.

4. Cachoeira dos Cristais (Diamantina)

Entre as cachoeiras em Minas Gerais, visitar a dos Cristais é um passeio imperdível. Ela está localizada a 15 quilômetros do município de Diamantina. Essa atração da natureza não é alta, tem apenas 6 metros, mas consegue impressionar os turistas.

É um local onde é possível relaxar, pois o ritmo das águas cristalinas é bem tranquilo. Dá para nadar e ficar atrás da queda d´água. Para chegar à Cachoeira dos Cristais é preciso seguir pela estrada que sai de Diamantina e vai até o Parque Estadual do Biribiri.

5. Cachoeira Grande (Serra do Cipó)

As quedas da Cachoeira Grande, na Serra do Cipó (município de Cardeal Mota), são impressionantes, pois sua beleza completa a exuberância dessa paisagem compõe também as belíssimas cachoeiras de Minas. A atração tem 10 metros e fica localizada em uma área privada, onde o turista encontra banheiros e restaurantes.

A cachoeira está bem próxima da entrada do Parque Nacional da Serra do Cipó. O acesso é feito pela MG-010, no Km 95. Desse ponto, é preciso caminhar por cerca de 2 quilômetros até a propriedade onde está a queda d´água.

6. Poço Encantado (Brumadinho)

No condomínio Retiro das Pedras, em Brumadinho, fica o Poço Encantado, bem localizado no Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada. O lugar leva esse nome devido ao calçamento de pedra datado do século 19. Era por ali que os fazendeiros e mineiros acessavam a região naquela época.

Lá, você encontra águas cristalinas, cercadas pela Mata Atlântica preservada da região. Perfeita para que gosta de praticar um bom trekking e aproveitar para conhecer os prédios em ruínas que ficam no caminho. Outra atração é o sítio arqueológico Ruínas do Forte, que servia como entreposto comercial.

Também é possível chegar ao Poço Encantado partindo de Belo Horizonte, em uma viagem curta. Para isso, vá até o BH Shopping e pegue a Avenida Nossa Senhora do Carmo até a BR-040. Então, você precisará seguir caminho por estrada de terra em uma trilha de aproximadamente cinco horas (cerca de 14 quilômetros de ida e volta).

7. Cachoeira Alta (Itabira)

São nada menos do que 110 metros de altura de queda, o que torna a Cachoeira Alta uma das mais imponentes do circuito em Minas Gerais. É também uma das que proporcionam a vista mais bonita.

Entre os seus visitantes, podemos encontrar tanto aqueles que visitam apenas para um banho em suas águas límpidas quanto os mais aventureiros, que gostam de praticar o rapel.

Itabira fica a apenas 95 quilômetros de Belo Horizonte e a viagem de ônibus até o local é bastante rápida. O acesso à cachoeira não é gratuito, pois ela fica dentro de uma propriedade particular, a 11 quilômetros da cidade.

8. Cachoeira Boa Vista (Itabira)

Aproveitando a sua ida a Itabira, será possível conhecer essa outra cachoeira, que é composta por vários poços perfeitos para o mergulho. As diversas quedas d’água são tranquilas e podem ser ideais para quem deseja relaxar e se refrescar.

Por isso, esse é também o local que recebe o maior número de visitantes, podendo ser frequentado tranquilamente por quem está em família, especialmente com crianças. O acesso é muito simples: pela estrada que liga Ipoema à Serra dos Alves.

9. Cachoeira do Crioulo (Parque Estadual do Rio Preto)

A paisagem nessa cachoeira é especial, pois ela apresenta a areia bem clarinha e a água tem uma tonalidade semelhante ao mel. A queda d’água na Cachoeira do Crioulo é perfeita para os banhistas, pois, apesar dos seus 30 metros de altura, tem pouco volume. Não à toa, ela é uma das atrações mais frequentadas pelos visitantes do Parque Estadual do Rio Preto, que fica em Diamantina.

O acesso pode ser feito pelo município de São Gonçalo do Rio Preto, percorrendo uma trilha de pouco mais de 6 quilômetros, resultando em até 4 horas de passeio. Você pode aproveitar para conhecer as corredeiras e piscinas naturais espalhadas pelo parque.

As cachoeiras de Minas Gerais são imperdíveis. É um misto de aventura, boas energias e paisagens de tirar o fôlego! Programe uma viagem e conheça as belíssimas cachoeiras de Minas! Só não se esqueça de colocar nas malas repelente e protetor solar, pois a maioria delas é acessada por trilhas.

Gostou do nosso post? Compartilhe esses verdadeiros cartões-postais mineiros com seus amigos nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *