A apenas 55 km de Belo Horizonte, Itabirito é um ótimo lugar em Minas Gerais para se descansar e aproveitar a natureza. A vista da cidade é formada por vales e serras muito verdes, um dos motivos pelos quais o destino é visitado.

Neste artigo, vamos apresentar um panorama sobre Alto do Cristo, uma das atrações turísticas mais interessantes em Itabirito. Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir!

Curiosidades sobre o lugar

Também conhecido como Morro do Cruzeiro, o Alto do Cristo fica na zona urbana de Itabirito e tem uma altitude de 1.179 metros, o que faz com que a vista panorâmica do lugar seja ótima e atraia tanto moradores quanto turistas. De lá, é possível observar o Pico do Itacolomi, a Serra da Piedade, a Serra do Caraça e grande parte da cidade.

O grande marco do lugar é uma estátua do Cristo Redentor de 30 metros de altura, localizada onde antes havia uma cruz. A imagem é um símbolo do sentimento cristão do povo itabiritense e pode ser vista de quase todos os pontos da cidade.

O Alto do Cristo também funciona como sede de vários campeonatos de Mountain Bike e Downhill (descida de montanha), além de concursos de pipas, atividades que atraem muitas pessoas.

O solo do morro é rico em minerais e a vegetação é rasteira ou de cerrado. Outra curiosidade é que parte dele está sobre um dos túneis da ferrovia de aço.

O que fazer

O Alto do Cristo é um ótimo lugar para passear com a família e se encantar com as paisagens, uma vez que, lá de cima, é possível contemplar as belezas de Minas Gerais. Além disso, o local tem uma praça de lazer com área calçada, parque com brinquedos de madeira para crianças, deck, bancos, jardins e mirantes — um excelente lugar para fazer um piquenique.

O passeio pode ser feito com tranquilidade, pois o local conta com uma estrutura muito boa: além de bebedouros e banheiros, há barreiras de segurança nos pontos mais altos, guarita, estacionamento e acessibilidade para carrinhos de bebê e cadeiras de rodas.

Como chegar

Devido à proximidade, a viagem para Itabirito pode ser um “bate e volta” saindo de BH. A estrada para chegar à cidade passa ao lado da estrada real e todo o percurso é muito bonito, com belas paisagens.

A maneira mais prática e segura para se deslocar até Itabirito é a viagem de ônibus. Uma das companhias que oferece esse trajeto é a Saritur, empresa que presta serviços de transporte coletivo urbano com segurança e conforto.

Por todos os motivos expostos, podemos dizer que a cidade de Itabirito oferece experiências inesquecíveis aos seus visitantes. Ter a oportunidade de visitar o Alto do Cristo e desfrutar das belas paisagens é uma das melhores opções de lazer dessa cidade aconchegante e de clima agradável.

Ficou com vontade de conhecer o Alto do Cristo e outras maravilhas do estado mineiro? Então, aproveite a visita ao nosso blog e confira também as mais famosas igrejas de Minas Gerais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *