Você já pensou nos motivos pelos quais o ônibus é um dos meios de transporte mais utilizados pelos brasileiros? Se sim, provavelmente sabe que a principal razão para isso são as vantagens que ele oferece.

Ser conduzido por motoristas altamente treinados, habituados a dirigir pelas estradas do Brasil afora nas mais diversas condições, é seguro, confortável e o melhor: muitas vezes sai mais em conta para o seu bolso do que outros tipos de transporte.

Entretanto, algumas pessoas ainda deixam de viajar de ônibus por conta das dúvidas acerca desse assunto. Por isso, preparamos este artigo com as 10 principais incertezas a respeito das viagens de ônibus que vão esclarecer de vez todos os seus questionamentos. Preparado? Então, afivele o cinto de segurança e acompanhe a leitura!

1. Quais documentos são necessários para viajar de ônibus?

Seja qual for o seu destino, o único título necessário para embarcar em uma viagem de ônibus é algum documento de identificação com foto que seja válido em todo território nacional.

Os principais são: Documento de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

2.Como viajar de ônibus com crianças?

Para viajar de ônibus com crianças, alguns pontos devem ser observados. O primeiro deles é a idade. Crianças de até 5 anos estão isentas da cobrança de passagem desde que não ocupem um assento (ou seja, se forem no colo, junto do responsável). Para crianças a partir dos 6 anos, é preciso comprar os bilhetes.

Outro ponto importante é a documentação necessária para a viagem. Alguns responsáveis acreditam que precisam apresentar apenas a cópia da certidão de nascimento da criança. Na verdade, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é necessário que o pai, a mãe ou outro responsável legal apresente a certidão de nascimento original da criança, além de um documento que comprove o grau de parentesco com ela.

3.Qual é o limite de bagagem permitido em uma viagem de ônibus?

Nas viagens de ônibus realizadas pela Saritur, o peso máximo permitido da bagagem é de 25kg, com volume máximo de 1m³. Todas as malas que se encaixem nessa categoria serão alocadas no bagageiro externo.

Para pequenas mochilas e bolsas transportadas no guarda-volumes interno do ônibus, o peso máximo permitido é de 5kg.

4.Qual é a antecedência recomendada para compra de passagens?

Para viagens dentro do estado, a Saritur disponibiliza a compra dos bilhetes para os seus clientes com 30 dias de antecedência à viagem.

Vale frisar que em períodos de feriados prolongados, como Natal, Ano Novo, Carnaval e outras datas comemorativas do calendário nacional, a demanda pelos bilhetes aumenta bastante. Por isso, sempre considere fazer a compra da passagem com antecedência. Assim, você evita filas e correrias de última hora, além de evitar o risco de não encontrar assentos disponíveis.

5.Como funciona o transporte de animais?

Se você planeja viajar de ônibus acompanhado do seu bichinho de estimação, antes deverá observar alguns aspectos.

De acordo com a legislação vigente do DER/MG, animais que — por sua espécie, porte, comportamento ou estado de saúde — comprometem a comodidade e a segurança do ônibus e dos seus passageiros não podem ser transportados em viagens intermunicipais.

Entretanto, o transporte de animais domésticos é permitido, mas desde que sejam atendidas algumas condições. A primeira delas é consultar a empresa a respeito da viabilidade do transporte. Além disso, os animais, com a exceção do cão-guia utilizado pelos deficientes visuais, não podem ser transportados juntos dos demais passageiros.

Para algumas viagens será exigida a Guia de Trânsito Animal, definida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para viagens intermunicipais, entretanto, será exigido apenas um atestado sanitário emitido por algum veterinário credenciado.

Por fim, o seu bichinho deverá ser acondicionado em um recipiente seguro, higiênico e confortável, apropriado para transporte, e que seja isento de dejetos, água e alimentos.

6.As passagens compradas podem ser remarcadas?

Como previsto em lei, as passagens podem ser trocadas ou remarcadas desde que o cliente compareça ao guichê da Saritur com 3 horas de antecedência da viagem agendada para efetuar a troca.

Entretanto, não é permitido alterar o itinerário. As passagens compradas podem ser remarcadas desde que mantenham a mesma linha, seção e sentido. Além disso, o prazo máximo para a remarcação do bilhete é de 1 ano a partir da data de emissão.

7.É permitido o embarque de pessoas que perderam o bilhete?

O bilhete de passagem é o contrato firmado entre o passageiro e a Saritur. Portanto, de acordo com a Lei, em caso de perda do mesmo, o passageiro também perderá o direito à viagem ou a qualquer ressarcimento financeiro.

Por isso, é importantíssimo que você zele pelo seu tíquete de embarque, principalmente em caso de compra antecipada. Mantenha-o bem guardado em algum lugar que você lembre, longe de calor e umidade, pois isso poderá danificar o bilhete e, consequentemente, causar prejuízos a você.

8.Existe gratuidade para idosos e PCDs?

A lei n° 21.121/14 garante aos idosos maiores de 65 anos e PCDs o direito de viajar de ônibus gratuitamente para qualquer município do estado de Minas Gerais, desde que tenham renda individual inferior a dois salários mínimos.

Para exercer o direito de gratuidade, o passageiro deverá portar a Carteira SINDPASSE.

9.Como comprar passagem pela internet?

Comprar a sua passagem pela internet é muito simples. Basta acessar o nosso site, escolher seu destino e a data desejada e selecionar o melhor bilhete.

Entretanto, a compra online não abona o cliente do comparecimento ao guichê para resgatar o tíquete de embarque.

Além disso, alguns itens ou documentos podem ser exigidos na hora da retirada do bilhete no guichê. Por isso, sempre leia os termos de compra das passagens antes de finalizar a aquisição!

10.Como funciona o fretamento de ônibus?

A Saritur atua no ramo de transportes há mais de 40 anos e oferece a modalidade de fretamento de uma forma flexível, segura e focada em cada tipo de cliente.

Seja fretamento corporativo ou de turismo, basta entrar em contato por meio dos telefones da Saritur para solicitar um orçamento.

Ao longo deste artigo, mostramos a você as 10 principais dúvidas dos passageiros que querem viajar de ônibus. Agora ficou fácil decidir qual será o meio de transporte utilizado no seu próximo passeio.

Quer nos fazer mais alguma pergunta? Então, entre agora em contato conosco e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe! Teremos o maior prazer em atendê-lo!

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