A melhor opção para sua viagem pode ser pegar um ônibus ou ir de avião: a decisão depende de alguns fatores

A escolha entre uma viagem de avião ou ônibus não é tão óbvia quanto parece. Para tomar essa decisão, é preciso pensar e avaliar uma série de fatores. Estamos falando, claro, de distância, tempo do percurso e do preço.

Mas esses não são os únicos fatores determinantes para que você bata o martelo em relação à compra de passagens de ônibus ou de avião. Quer descobrir como tomar a decisão mais adequada para a sua próxima viagem? Continue a leitura do nosso post!

Quais são as vantagens e desvantagens?

Se você for atravessar o oceano para outro continente, não há dúvida: a alternativa viável é o avião, a não ser que você queira participar de um cruzeiro. Mas se estivermos falando sobre viagens dentro do país e, até mesmo, para países vizinhos, como a Argentina ou o Uruguai, pode valer a pena pensar entre avião ou ônibus. Vamos aos benefícios dessas alternativas.

Preços das passagens

Algumas coisas devem ser analisadas antes de escolher o transporte. A primeira delas é o preço da passagem. Nesse caso, o ônibus não sofre com variações dos valores, permitindo que você consiga se planejar melhor para o passeio.

Com isso, principalmente se tiver um período de férias mais longo, pode ser interessante pesquisar os preços das passagens de ônibus e gastar menos com isso.

Apreciação do trajeto

O avião deixará você no destino mais rapidamente, mas, pensando nos momentos em que você tem mais tempo para aproveitar a viagem, vale a pena considerar que de ônibus é possível aproveitar o trajeto. Afinal, o Brasil tem paisagens incríveis que podem ser melhor conhecidas via rodoviária. Além disso, é possível fazer paradas para descanso.

Fenômenos meteorológicos

Quantas vezes você já viu notícias de que um aeroporto foi fechado ou voos foram cancelados devido às condições climáticas desfavoráveis para pousos e decolagens? Esse é outro fator a ser analisado na escolha entre avião ou ônibus. Afinal, se não houver muita flexibilidade no período que conseguiu para tirar aquela folga tão merecida, não dá para correr o risco de perder a viagem, certo?

Tempo da viagem

Uma situação que muitas pessoas não consideram quando pensam no tempo da viagem, já considerando que o avião as deixariam mais rapidamente no destino, é o deslocamento até o aeroporto mais próximo. Afinal, nem todos os lugares que desejamos visitar recebem voos comerciais, certo?

Por isso, é fundamental calcular tanto o tempo que levará efetivamente para que você chegue ao local desejado quanto o custo desses deslocamentos. Às vezes, o ônibus pode levar menos tempo e ser menos trabalhoso no quesito deslocamento.

Como fazer a melhor escolha?

Como você pode perceber, a decisão sobre que tipo de transporte deverá ser usado em sua viagem depende de uma série de fatores. O avião deixará você mais rapidamente no destino, caso haja aeroporto na cidade onde pretende ficar, mas pode sair mais caro e tem algumas desvantagens, como a possibilidade de cancelamento da viagem por questões meteorológicas.

O ônibus pode levar mais tempo para deixar você no destino, mas, por outro lado, apresenta soluções de conforto, preços estáveis, segurança de que a viagem não será cancelada, facilidades em relação aos direitos dos passageiros, entre outras vantagens. Essa opção permite, inclusive, que você faça um planejamento mais preciso do seu passeio.

A escolha sobre viajar de avião ou ônibus, portanto, deve ser analisada a partir dos seus objetivos e do tempo que terá para viajar. Dependendo do lugar escolhido, o acesso rodoviário pode ser mais vantajoso para você.

Gostou do nosso post e já está planejando a sua próxima viagem? Então, confira 3 motivos para viajar com a Saritur!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *