Excesso de trabalho, rotina atribulada, agenda cheia e falta de lazer. Comumente, o desfecho é um só: estresse. Trata-se de uma espécie de bola de neve em que, quanto mais você trabalha, menos lazer tem e, quanto menos momentos de lazer, mais estresse, o que está ligado também ao trabalho e assim por diante, concorda?

Essa questão, inclusive, se reflete em dados científicos. Uma Pesquisa realizada pela Associação Internacional de Controle do Estresse (ISMA-BR) identificou que quase metade dos trabalhadores brasileiros tem depressão em algum nível e 9 em cada 10 pessoas inseridas no mercado de trabalho sofrem de ansiedade.

Diante disso, para ter mais qualidade de vida, é fundamental saber equilibrar rotina e lazer. Mas você sabe como fazer isso? Acompanhe nosso artigo para descobrir.

Separe a vida pessoal da profissional

Sabe aquele momento em que você está com seus amigos, toca o celular e é alguém da sua empresa? E aquele trabalho que você deixou para fazer em casa? Ou aquela reunião que você marcou depois do expediente, sacrificando sua noite de descanso? Tudo isso colabora para o estresse e a falta de lazer!

Por isso, procure ao máximo separar a vida pessoal da profissional. Evite estar disponível para assuntos de trabalho fora do horário específico para isso. Depois do expediente, busque fazer apenas atividades relaxantes e descontraídas. E nada de pensar em trabalho fora dele, hein?

Otimize seu tempo de trabalho

Tarefas em excesso, cobrança e procrastinação é a combinação perfeita para levar trabalho para casa, não é mesmo? Então, por que não otimizar seu tempo?

Estabelecer uma agenda, com horários específicos para cada tarefa, pode ser uma ajuda e tanto. Para isso, tente manter o foco para cumprir seus compromissos e obrigações, evitando distrações e estabelecendo metas. Assim, você poderá se sentir menos sobrecarregado e possivelmente não terá que levar trabalho para casa.

Tire dias da semana para o lazer

Quem disse que o lazer deve ficar restrito somente aos fins de semana? Ir ao cinema, sair para o bar com os amigos, passear com seu animal de estimação podem ser ótimas maneiras de se distrair e de equilibrar melhor rotina e o lazer.

Os benefícios disso podem ser facilmente percebidos, tais como: relaxamento, motivação até mesmo no trabalho e também maior nível de socialização. Assim, ficará difícil não ter disposição para trabalhar!

Viaje nos fins de semana

Uma ótima ideia é, sempre que possível, aproveitar fins de semana para ir visitar a família, caso não morem na mesma cidade. Contar casos, ouvir histórias e, enfim, passar o tempo com essas pessoas queridas nos faz esquecer de tantos compromissos.

Viajar por turismo nos fins de semana também é uma maneira bem eficaz de equilibrar rotina e lazer! Uma saidinha para uma cidade próxima, seja para curtir uma cachoeira, fazer trilhas ou simplesmente descansar em pousadas é capaz de recarregar a energia de qualquer um.

Além de caber no orçamento, a distração pode ir desde a pesquisa por roteiros (que, por si só, traz empolgação) até o momento da viagem em si.

Como pudemos perceber, apesar de muitas vezes o trabalho demandar esforço e dedicação, é preciso saber dosar bem essa carga de compromissos de maneira que isso não impacte na sua saúde e qualidade de vida.

Dessa maneira, torna-se essencial equilibrar rotina e lazer de forma a evitar estresse, ansiedade ou outros transtornos decorrentes do excesso de trabalho.

E, por falar em viagem, coloque nossas dicas em prática agora mesmo e aproveite para conhecer 6 opções incríveis de turismo em Minas Gerais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *