As viagens corporativas são diferentes das viagens a lazer por uma série de motivos. Ao contrário do foco no descanso e na diversão, o objetivo delas é chegar ao destino para realizar as atividades previstas pela instituição em que você trabalha.

Nossa proposta neste post é apontar como você pode ter uma viagem corporativa de ônibus mais cômoda e segura. Preparamos algumas dicas de segurança e sugestões para que o percurso seja o mais agradável possível, como roupas a serem levadas, acesso a documentos e objetos. Confira!

1. Pesquise o horário da viagem

Pesquise o melhor horário para viajar ao seu destino. Como a situação das estradas no Brasil não é sempre a desejada, em alguns horários e dias da semana o fluxo é muito intenso, o que pode levar a paralisações momentâneas ou lentidão no fluxo de veículos. Viagens que partem à noite ou no começo do dia costumam ser boas alternativas para fugir dessas armadilhas.

Caso você precise viajar no mesmo dia do seu compromisso, calcule ao menos duas horas vagas entre o horário previsto para a chegada à cidade e o horário da atividade.

2. Seja pontual

Esta dica tem conexão direta com a primeira. Lembre-se que algumas rotas de ônibus têm intervalos longos entre uma saída e outra e, por isso, a pontualidade na chegada à rodoviária pode ser crucial. Portanto, programe-se para chegar ao terminal com, no mínimo, meia hora de antecedência.

3. Escolha sempre empresas credenciadas

Viaje sempre com empresas credenciadas nos órgãos responsáveis. Transporte clandestino é crime, coloca a sua segurança em risco e, além disso, você não consegue prestar contas das suas despesas. A dica também é válida para as viagens fretadas feitas por sua empresa.

4. Tenha os documentos pessoais em mão

É sempre bom lembrar: tenha em mãos os seus documentos de identificação. Sem carteira de identidade, de motorista ou passaporte é improvável que você consiga embarcar em um ônibus que faça viagens intermunicipais ou interestaduais.

E, claro, leve o documento em lugar de fácil acesso. Além disso, é importante ter em mãos o cartão do plano de saúde, seu documento de identificação profissional da empresa, bem como um cartão com informações pessoais (telefone de contato, endereço profissional e residencial, pessoa de referência) para o caso de uma emergência de saúde. Esse ponto é fundamental para quem viaja sozinho.

5. Use roupas leves e confortáveis

Manter a formalidade das viagens profissionais não significa que você precisa passar por desconforto. Use roupas leves e calçados confortáveis — isso mantém a circulação do corpo ativa, facilita para o caso de querer tirar um cochilo e faz com que você chegue com maior disposição ao destino final.

Antes de viajar, procure saber se o ônibus da viagem terá ou não ar-condicionado. Assim, você pode se preparar e levar uma blusa de frio fora da mala ou, para os casos de viagens noturnas, uma pequena manta para dormir com maior tranquilidade.

6. Leve água e um lanchinho

Sempre tenha uma garrafa de água e um lanche rápido à disposição. Assim, você não precisa esperar as paradas se sentir fome ou sede.

Lembre-se também de levar remédios ou qualquer objeto importante e que precise ser facilmente acessado na bagagem de mão.

Gostou das nossas dicas sobre como se preparar para fazer viagens corporativas? Aproveite a visita ao nosso blog e leia este artigo sobre como as viagens de ônibus são escolhas seguras e confiáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *