Devido à falta de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida muita gente ainda têm problemas para se locomover até o local de trabalho, um centro de saúde  ou quando querem ir passear.

Para quem precisa ir e voltar do trabalho, viajar para consultas médicas, visitar familiares, amigos e participar de passeios, ter acesso a transporte acessível é essencial para se locomover e viver sem limitações.

Neste artigo, vamos apresentar como é a acessibilidade dos ônibus da Saritur, assim como a importância das empresas se adaptarem às necessidades de todos. Quer entender mais? Então continue a leitura para conferir!

Qual é a importância das empresas se adaptarem à acessibilidade?

O transporte é uma questão extremamente importante para pessoas com necessidades especiais. As pessoas com deficiência descrevem consistentemente como as barreiras dos transportes afetam suas vidas de maneira marcante.

O desenvolvimento tecnológico e a especialização de muitas empresas de transporte fizeram com que pessoas que antes não compartilhavam espaços ou atividades agora pudessem fazê-lo. Dessa forma, ninguém se sente discriminado por causa de sua condição física.

A inovação tecnológica permitiu, entre outras coisas, que os técnicos desenvolvessem rampas hidráulicas, âncoras e cintos de segurança, bem áreas específicas para a utilização de usuários de cadeiras de rodas. Elementos que facilitam e permitem que pessoas com mobilidade reduzida usem um ônibus adaptado sem nenhum problema.

É necessário que toda a sociedade, as administrações públicas e as empresas que organizam atividades de lazer ou gerenciam centros educativos contribuam, tendo em mente que a acessibilidade no transporte não é um luxo ou um custo extra, mas sim um direito. O acesso à mobilidade é uma oportunidade de equalizar as pessoas e permitir o progresso em direção a uma sociedade mais equilibrada.

Qual é o sistema de acessibilidade da Saritur?

Assentos dos ônibus

O transporte Saritur tem dois assentos reservados e identificados como lugares preferenciais. Também conta com espaço para cão guia e dispositivos sonoros (campainha) facilmente identificados, que permitem uma comunicação diferenciada com a tripulação.

Sanitários

A falta de instalações adequadas, tais como barras de apoio nos banheiros, torna o uso dessas instalações difícil para pessoas com dificuldades de locomoção, senão impossível, o que é perigoso e coloca a pessoa com deficiência em risco.

Pensando nisso, a Saritur equipou os sanitários dos ônibus com barras laterais, botão de sinalização emergencial, comandos de alavanca ou automáticos. Assim, a segurança pode ser garantida para todos.

Cadeiras de transbordo

Disponibilizar assentos adequados e facilidade no embarque em ônibus que fazem linhas de longa distância é essencial para o conforto de pessoas com mobilidade reduzida. Os principais terminais onde a Saritur realiza paradas contam com cadeira de transbordo, rampa entre cabine e salão, além dos assentos reservados apresentarem apoios de braço retráteis.

Na página de acessibilidade da Saritur existe um formulário para informar que o passageiro PCD vai viajar em determinado dia e horário. Assim, uma equipe estará disponível para auxiliá-lo no embarque.

Ainda tem alguma dúvida sobre acessibilidade e quer entender melhor? Podemos ajudar! Entre em contato com a gente para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *