Está planejando viajar para Minas Gerais, mais especificamente pela região de Belo Horizonte? Então, vamos dar uma dica! Conheça o Santuário Nossa Senhora da Piedade, a padroeira de Minas Gerais: um destino imperdível, imerso em um incrível cenário de belas paisagens naturais e muita fé.

Quer saber mais sobre o Santuário? Então, continue a leitura conosco para saber mais sobre esse destino.

História do Santuário

O que é relatado sobre o Santuário Nossa Senhora da Piedade é que um fidalgo português, Antônio da Silva Bracarena, foi até a região atrás de ouro, porque havia relatos de conter minas ali. Ele não era um homem de muita fé, foi apenas buscar riquezas e encontrou um lugar de beleza natural incrível, mas que reunia muitos devotos para orações, e isso o tocou.

Após um milagre ocorrido — uma pessoa que tinha deficiência auditiva e de fala voltou a falar por conta da aparição de Nossa Senhora da Piedade no alto da serra —, Bracarena converteu-se e usou todos os seus recursos para a construção da capela naquele local.

Localização

Situado na Serra da Piedade, município de Caeté, o Santuário está a 50 km de Belo Horizonte e a 75 km do Aeroporto de Confins.

Visitações

Além do visual incrível que se tem no topo da Serra da Piedade, o que permite fotografias fantásticas — afinal, são 1746 metros de altitude —, há outros atrativos turísticos. Veja alguns a seguir.

Basílica da Piedade — Ermida da Padroeira de Minas

A capela foi construída em 1767 por Bracarena e, em 1856, Frei Luiz de Ravena a ampliou para que acolhesse melhor o grande número de fiéis que chegavam ali para celebrações religiosas.

Há, na Ermida, uma imagem da santa padroeira do Estado atribuída ao artista plástico Aleijadinho. Ao redor da Ermida há duas capelas, que também são passíveis de visitação: a Capela do Sagrado Coração de Jesus e a Capela do Santíssimo Sacramento.

Caminho das Dores de Maria

É um caminho na área externa, como um “jardim de espiritualidade”, que contém mosaicos retratando os sete momentos, narrados na Bíblia, sobre a vida de Maria. Um local agradável, que favorece momentos de oração e reflexão.

Calvário

O Calvário, localizado em frente à Ermida, conta com três esculturas de ferro do artista Vlad Poenaru, que pesam em torno de uma tonelada cada: uma cruz centralizada com a imagem de Cristo, tendo ao lado direito a Virgem Maria e São João do lado esquerdo.

Basílica Estadual das Romarias

Foi construída em 1974 e suas paredes são revestidas por temas bíblicos. É nesse local que são celebradas as missas para muitos fiéis por ter mais espaço para comportá-los. Fica na parte mais baixa do Santuário e conta com um caminho bem acessível para chegar até onde está a Ermida da Padroeira, que fica mais acima.

Cripta São José

Local onde os grupos de peregrinação se reúnem para realizar os retiros. É também onde estão sepultados Padre Virgílio Resi e Frei Rosário Jofylly, grandes nomes na história do Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Então, é um ótimo roteiro para quem quer conhecer um local de beleza natural incrível e também para peregrinação de fiéis ou visitas de intuito religioso. Há uma boa infraestrutura para acolher os turistas, com restaurantes e lanchonetes também.

Ficou animado para conhecer esse lugar? Planeje uma viagem para lá com amigos, familiares ou o grupo da sua igreja. Descubra as vantagens de um fretamento de ônibus e vá aproveitar esse destino de fé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *