Se você pensa que o verão brasileiro se resume a praia, está enganado. Para apreciar o clima quente (próprio dessa estação) nas férias, há boas alternativas de lugares para viajar no verão além dos badalados pontos litorâneos, com outros tipos de atrações turísticas, como cachoeiras, rios e parques ecológicos.

Neste artigo, vamos apresentar alguns lugares de Minas Gerais para onde vale a pena viajar no verão brasileiro. Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir!

Santana do Riacho

Santana do Riacho é conhecida pelas belezas naturais de seus arredores. Atividades como passeio de caiaque, trilhas e rapel de cachoeiras são atrativos que merecem destaque. O Parque da Serra do Cipó é bastante visitado e abriga alguns sítios arqueológicos com pinturas rupestres.

Tiradentes

Para conhecer belíssimos patrimônios culturais, como mansões de estilo colonial e antigas igrejas construídas entre os séculos XVII e XIX, a cidade de Tiradentes é o lugar perfeito. A herança da arte barroca do Brasil e relíquias do ciclo do ouro são encontradas na cidade.

O roteiro gastronômico refrescante é outro bom motivo para visitar Tiradentes no verão. É possível encontrar uma variedade de drinques, como a limonada e a caipirinha frozen servidas na chaleira. Os eventos ao ar livre, a hospedagem e o conforto também compensam a visita nessa época do ano.

Capitólio

Adeptos do ecoturismo vão adorar conhecer a cidade de Capitólio, que é rodeada de belas paisagens. A represa de Furnas (e suas águas esverdeadas) é uma das principais atrações na região. O local ainda dispõe de cachoeiras, trilhas, mirantes, grutas e a chamada Lagoa Azul. Ou seja, a cidade tem ótimas opções de passeios para fazer no verão.

São Tomé das Letras

A cidade de São Tomé das Letras conta com montanhas intensamente verdes e infinitas belezas naturais. Há mais de 30 cachoeiras incríveis espalhadas pela cidade. O Parque Antônio Rosa é uma das principais atrações. Aí, estão os principais e mais famosos atrativos da região, como o Cruzeiro, a Toca da Bruxa e a Casa da Pirâmide. Também é possível explorar as grutas da região e praticar diversas atividades ao ar livre.

Caparaó

Caparaó tem potencial no verão. Com diversos rios de águas cristalinas e puras, a região oferece várias cachoeiras e piscinas naturais rodeadas pela Mata Atlântica. Também é possível encontrar, na Serra do Caparaó, a cadeia de montanhas mais alta do Brasil.

Ibitipoca

Fazer as trilhas do Parque Estadual do Ibitipoca é, com certeza, uma experiência incrível. A trilha até a Janela do Céu, atração que é o cartão-postal de Ibitipoca, tem cerca de 16 km (ida e volta). A Cachoeira do Viajante também é uma atração muito recomendada por sua beleza única.

O charmoso vilarejo, as trilhas, paisagens, lendas e a culinária mineira, certamente, fazem dessa região um dos melhores lugares para viajar no verão.

Serro

Serro foi a primeira cidade histórica de Minas Gerais. Rodeada de morros, rios e cachoeiras, é uma excelente opção para o verão. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Cachoeira do Tempo Perdido são pontos turísticos imperdíveis.

Gostou destas dicas de lugares para viajar no verão brasileiro? Então aproveite a visita ao nosso blog e confira também 5 cidades próximas a BH para passar o fim de semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *