Eventos religiosos são ótimas oportunidades para ampliar a propagação da palavra de Deus. Seja para reunir os fiéis que fazem parte da vida cotidiana de uma paróquia, de uma diocese ou de uma pastoral, seja para se aproximar de peregrinos de outras lugares. Mesmo de pessoas da própria comunidade veem nesses eventos uma porta para estreitar os laços com a Igreja.

Para você que está trabalhando na organização, o que deve ser considerado para a realização de ótimos eventos religiosos? Listamos aqui 5 pontos fundamentais para um evento religioso de sucesso na sua Igreja, incluindo itens como planejamento, comunicação e patrocínio.

1. Objetivo: como passar a mensagem para os participantes?

O primeiro ponto de um evento é ter clareza de quais são os seus objetivos, ou seja, qual a mensagem que você deseja passar para os fiéis?

A proposta é evangelizar? É celebrar a vida do santo padroeiro? É angariar recursos para uma obra social ou a reforma da igreja? Fazer um show ou quermesse para confraternizar? Cada tipo de evento tem um objetivo diferente e demanda estruturas distintas, levando a planejamentos variados.

2. Planejamento: como definir a proporção do evento?

Tendo o objetivo do evento definido, a próxima etapa, que é muito próxima da primeira, é traçar um planejamento. Dependendo do tamanho do evento, é interessante que isso seja feito com a antecedência de alguns meses.

O número de pessoas que você quer alcançar e a duração vão definir a proporção do evento — ou seja, o seu tamanho. Isso tem a ver com o espaço e, em alguns casos, o alojamento e a alimentação dos participantes.

O evento é para as pessoas mais próximas ou para pessoas de fora? A igreja e o salão paroquial são suficientes para acolher quem vai participar? Eles vão se alimentar por conta própria, vocês terão que providenciar as refeições ou haverá barraquinhas de comida?

Tendo esses pontos em mente — número de pessoas, duração do evento, espaço do evento, espaço para acolhida e alimentação —, faça uma tabela de planejamento em que as informações sobre cada item estejam detalhadas.

Coloque na tabela, também, o nome da pessoa responsável ou de referência para ajudar a resolver cada questão e estabeleça datas — metas — para que cada ponto seja resolvido. O melhor é não deixar para resolver nada nos dias que antecedem o evento, para evitar confusão.

3. Quais outros custos terei com o evento religioso?

Além da alimentação dos participantes, eventuais gastos para hospedagem e espaço, é preciso pensar em outros custos que podem aparecer.

Será preciso alugar palco e som ou os equipamentos de som da igreja são suficientes?

É preciso alugar banheiros químicos? Se o número de pessoas é muito grande, será preciso contratar seguranças? E o transporte dessas pessoas, será que precisarei fretar um ônibus para fazer uma excursão?

E claro, como veremos, é preciso pensar na divulgação do evento, que também pode ter custos.

4. Como conseguir parcerias e patrocinadores?

Como vimos, alguns eventos podem ser feitos com a estrutura da própria igreja, o que faz com que os custos sejam mínimos. Porém, em muitos casos, é possível que seja necessário mais dinheiro.

É viável conseguir recursos por meio de campanhas entre os fiéis da paróquia, por meio de rifas e bingos, mas também indo atrás de patrocinadores.

Comerciantes e outros empresários do bairro ou da cidade podem se interessar em dar apoio em troca de estampar a logomarca dos seus estabelecimentos no material de comunicação do evento — cartazes, folhetos, camisetas.

5. Como realizar a divulgação de forma correta?

A Comunicação é central para garantir que o público-alvo que se quer ter no evento esteja presente: adolescentes, jovens, donas de casa, idosos?

Para pessoas mais jovens é preciso pensar em estratégias de comunicação que tenham a ver com elas, como criar eventos no Facebook e enviar a divulgação pelo Whatsapp.

Para adultos e pessoas mais velhas, é interessante pensar em fazer folhetos, cartazes e divulgação em rádios. Muitas igrejas, aliás, possuem rádios ou contato com locutores parceiros. Aproveite!

Depois dessas dicas todas, é hora de planejar seus eventos religiosos! Tendo esses pontos em mente, basta apostar na acolhida cuidadosa para ter certeza de que o evento será um sucesso.

Gostou das nossas dicas? Deixe a sua dica de organização ou tire suas dúvidas conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *