Se você vai viajar, mas não deseja levar na mala mais peso do que deveria, está no lugar certo. Este artigo vai mostrar quais são os limites de peso e o que acontece quando há excesso em viagens rodoviárias.

Quando estamos planejando uma viagem, um dos momentos mais gostosos envolve a pesquisa sobre os destinos desejados e o roteiro que pretendemos fazer para conhecer os lugares de interesse. No entanto, tem uma coisa que muitas pessoas não gostam tanto de fazer: arrumar as malas.

Neste post, vamos ajudar você a conhecer as exigências em relação à bagagem, o que pode acontecer se houver excesso de peso e o que você pode carregar na mala de mão. Afinal, o excesso de bagagem pode atrapalhar sua viagem de ônibus. Confira!

Quais são as regras?

Ao viajar de ônibus, você pode levar suas malas no bagageiro ou dentro do veículo, naquele compartimento que fica acima dos assentos. Veja o que é considerado excesso de bagagem nesses casos.

Quanto é permitido levar no bagageiro

O bagageiro é como se fosse um porta-malas na parte de fora do ônibus. Existem algumas regras que devem ser seguidas para o uso dele em suas viagens. A primeira delas é que cada passageiro pode levar até 30 quilos de bagagem nesse espaço. Além disso, o volume não pode ser superior a 300 decímetros cúbicos e a dimensão máxima deve ser de até um metro.

Quando você entrega as malas ao funcionário que vai acomodá-las no bagageiro, recebe uma identificação, que deve ser guardada junto ao bilhete de passagem. É esse ticket que garante a retirada das malas ao término do trajeto.

Quanto você pode levar no porta-embrulhos

É permitido levar parte da bagagem com você no ônibus, mas, nesse caso, também há regras a serem seguidas. Sua mala ou bolsa de mão não pode pesar mais do que cinco quilos e o volume deve ser adequado para que caiba no compartimento e não incomode os demais passageiros.

O que acontece se houver excesso de bagagem?

Pouca gente sabe, mas o transporte rodoviário também contempla o pagamento extra em caso de excesso de bagagem. Essa taxa vale para o bagageiro e para o porta-embrulhos, sendo cobrado o valor de 0,5% sobre o preço da passagem para cada quilo além do permitido.

O que pode ser levado na mala de mão?

Uma forma de ajudar você a equilibrar melhor o peso da bagagem é fazer uma divisão entre os itens que carrega nas malas principais e na mala de mão. Ela deve ter, como mencionamos, até cinco quilos, além de uma bolsa pessoal, onde você pode levar os documentos, o dinheiro e outros itens menores. Você também pode carregar coisas simples, como um livro ou revistas.

Como você pode ver, há limites para o que você deve levar em suas viagens de ônibus. É possível evitar problemas distribuindo bem o peso entre as malas e vestindo as roupas mais pesadas, por exemplo. Assim, não precisará deixar nada do que precisa em casa nem pagar por excesso de bagagem.

O que achou das informações? Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia também o nosso post sobre os tipos de mala existentes e que modelo você deve escolher!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *