Minas Gerais é um estado com muitas opções de aventuras e paisagens históricas. Belezas naturais e arquitetônicas — além de delícias gastronômicas — estão entre os motivos que fazem valer a visita ao estado. Passar as férias em Minas Gerais é uma ótima escolha.

Neste artigo, vamos falar sobre a cultura, gastronomia, as paisagens e os principais pontos turísticos do estado mineiro. Além disso, vamos indicar 5 cidades de Minas Gerais ideais para passar as férias no fim do ano. Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir!

Regiões do estado mineiro

Sul de Minas

Trilhas em lugares verdes, cachoeiras entre montanhas e atrações românticas estão no Sul de Minas Gerais. Os circuitos turísticos são voltados para o ecoturismo e o turismo rural. Por isso, o cenário é perfeito para quem gosta da cultura caipira e do clima rural. A região também é muito conhecida pelos queijos de ótima qualidade. Entre as cidades mais famosas estão Extrema, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Passos e Capitólio.

Triângulo Mineiro

O Triângulo tem como destaque as cidades de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Araxá e Ituiutaba. O Parque Náutico de Jaguara, a Casa da Memória de Chico Xavier e o Parque do Sabiá são pontos turísticos imperdíveis. Alguns pratos típicos da região são a galinhada, o arroz com suã e a ambrosia.

A capital

A Lagoa da Pampulha, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, o Parque Municipal e o Mirante do Mangabeiras são algumas das principais regiões turísticas de Belo Horizonte. A cidade também é o lugar ideal para apreciar a gastronomia. Há vários bares e restaurantes com maravilhosos pratos típicos. O frango com quiabo, o pão de queijo e o doce de leite são muito apreciados por turistas brasileiros e estrangeiros.

5 cidades para passar férias

Santana do Riacho

Paisagens únicas, rios e cachoeiras compõem o cenário da cidade de Santana do Riacho. O ecoturismo é o principal destaque, sendo possível praticar atividades como passeio de caiaque e trilhas.

Diamantina

Localizada no nordeste do estado de Minas Gerais, a cerca de 290km de Belo Horizonte, Diamantina é cercada pela Serra dos Cristais. Entre as maiores atrações da cidade estão seus charmosos casarões e igrejas centenárias situados nas ruas de pedras. Não à toa, em 1999 Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Araxá

A cidade localiza-se na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Seus maravilhosos pontos turísticos incluem o Mirante do Cristo, as Ruínas do Hotel Rádio, a Matriz de São Domingos, o Museu Histórico de Araxá Dona Beja, a Casa do Poeta e a Igreja de São Sebastião.

Ouro Preto

A deslumbrante paisagem de Ouro Preto encanta todos que passam pela cidade. Sua arquitetura colonial, as igrejas e ladeiras com estilo barroco único atraem diversas pessoas. A Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Cachoeira Castelinho são pontos turísticos muito conhecidos.

Capitólio

O município de Capitólio, também conhecido como “Mar de Minas”, fica entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas. O lugar é um destino ecológico de muito destaque. Suas principais atrações são a Cachoeira Lagoa Azul, o Mirante dos Canyons, os Canyons de Furnas, a Trilha do Sol e o Passeio de Chalana no Lago de Furnas.

Todos esses são ótimos destinos para viajar e conhecer mais sobre a cultura mineira. Você vai adorar passar as férias em Minas e se aventurar por esse estado maravilhoso!

Se você gostou deste post, siga a nossa página no Facebook para acompanhar as nossas atualizações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *