Em Minas Gerais, você encontra muitas histórias, paisagens incríveis e uma gastronomia deliciosa!

Minas Gerais é um estado com muitas paisagens históricas. Belezas naturais e arquitetônicas, além de delícias gastronômicas, estão entre as principais atrações que tornam o estado um destino tão procurado.

De acordo com o Observatório do Turismo de Minas Gerais, no ano de 2018, o estado recebeu mais de 27 milhões de turistas. Quer saber mais um dado interessante? Metade dessas pessoas chegaram ao destino utilizando o transporte rodoviário!

Neste post, falaremos sobre a cultura, a gastronomia, as paisagens e os principais passeios que você encontrará ao passar as férias em Minas Gerais, incluindo os lugares turísticos no Sul do estado. Quer saber mais? Então, continue a leitura para conferir!

Regiões do estado mineiro

Por ser um estado muito extenso (o quarto maior do país, ficando atrás apenas do Amazonas, do Pará e do Mato Grosso), Minas Gerais se divide em algumas regiões que seguem um padrão de características geográficas e culturais. A seguir, conheça algumas delas!

Norte de Minas

Artesanatos, queijos mineiros e a simplicidade do modo de vida dos habitantes são alguns pontos que tornam a região Norte uma das mais procuradas no estado. Para quem deseja vivenciar um pouco do modo de vida das comunidades de lá, há passeios guiados pelos próprios nativos, que mostram os segredos e particularidades dos locais. As cidades Serro, Montes Claros, Bocaiúva e Salinas são alguns dos destinos que devem estar na lista de quem quer conhecer a região.

Sul de Minas

Trilhas, cachoeiras e atrações românticas: o que não falta são lugares turísticos no Sul do estado. Os circuitos são voltados para o ecoturismo e o turismo rural. Por isso, o cenário é perfeito para quem gosta da cultura caipira e do clima do campo. A região também é muito conhecida pelos queijos de ótima qualidade. Entre as cidades mais famosas, podemos citar Extrema, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Passos e Capitólio.

Triângulo Mineiro

O Triângulo tem como destaque as cidades de Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araguari, Araxá e Ituiutaba. O Parque Náutico de Jaguara, a Casa da Memória de Chico Xavier e o Parque do Sabiá são pontos turísticos imperdíveis. Alguns pratos típicos da região são a galinhada, o arroz com suã e a ambrosia.

A capital

A Lagoa da Pampulha, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, o Parque Municipal e o Mirante do Mangabeiras são algumas das principais atrações turísticas de Belo Horizonte. A cidade também é um lugar ideal para apreciar a gastronomia. Há vários bares e restaurantes com maravilhosos pratos típicos — o frango com quiabo, o pão de queijo e o doce de leite são muito apreciados por turistas brasileiros e estrangeiros.

10 cidades para passar férias em Minas Gerais

Preparamos uma lista com algumas cidades que certamente você vai querer visitar. São várias opções para aproveitar as férias. Olha só!

Santana do Riacho

Paisagens únicas, rios e cachoeiras compõem o cenário da cidade de Santana do Riacho. O ecoturismo é o principal destaque, sendo possível praticar atividades como passeios de caiaque e trilhas.

Um dos pontos turísticos de maior destaque na cidade é o Parque Nacional da Serra do Cipó, cuja extensão alcança mais quatro municípios. Além de ter uma vegetação muito diversa e relevos montanhosos, o parque também divide as bacias hidrográficas dos rios Doce e São Francisco.

Diamantina

Localizada no nordeste do estado de Minas Gerais, a cerca de 290 km de Belo Horizonte, Diamantina é cercada pela Serra dos Cristais. Entre as maiores atrações da cidade estão seus charmosos casarões e igrejas centenárias nas ruas de pedras. Não à toa, em 1999, Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Araxá

A cidade de Araxá está localizada na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Entre os principais pontos turísticos do destino, estão o Mirante do Cristo, as Ruínas do Hotel Rádio, a Casa do Poeta, a Matriz de São Domingos, o Museu Histórico Dona Beja, a Igreja de São Sebastião e o Complexo do Barreiro, que fica a 5 quilômetros de distância do centro da cidade e oferece diversas atividades de lazer.

Ouro Preto

A deslumbrante paisagem de Ouro Preto encanta todos que passam pela cidade. Sua arquitetura colonial, as igrejas e ladeiras com estilo barroco atraem diversos turistas. A Igreja de São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Cachoeira Castelinho são pontos turísticos muito conhecidos.

Para quem gosta de conhecer novos lugares, a dica é aproveitar para conhecer também a charmosa cidade de Mariana, que fica a 14km de distância. Seu centro histórico e restaurantes com comida tradicional mineira são os pontos altos, sendo também um excelente destino de férias em Minas Gerais.

Capitólio

O município de Capitólio, também conhecido como “Mar de Minas”, fica entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas. O lugar é um destino ecológico de muito destaque. Suas principais atrações são a Cachoeira Lagoa Azul, o Mirante dos Canyons, os Canyons de Furnas, a Trilha do Sol e o Passeio de Chalana no Lago de Furnas. Ideal em períodos de temperaturas mais altas e sem chuvas, a cidade está entre os mais belos lugares turísticos em Minas Gerais.

Monte Azul

Localizada na região Norte de Minas, Monte Azul é um ótimo destino para se conhecer. Sua vegetação de transição entre o Cerrado e a Caatinga traz uma beleza especial ao lugar. O destaque está nas montanhas que, quando observadas de longe, apresentam uma tonalidade azulada que dá nome ao município. Entre os principais pontos turísticos da cidade estão a Cachoeira do Pajaú e o Parque Estadual Caminho dos Gerais.

Salinas

Se você conhece um pouco sobre bebidas brasileiras, certamente vai associar o nome da cidade a uma das mais conhecidas cachaças do Brasil. A cidade de Salinas, além de produzir a bebida que já alcança territórios internacionais, também realiza o Festival Mundial da Cachaça, que reúne diversas atividades para os admiradores da bebida.

Mas não é só de cachaça que vive o município: além das atividades voltadas à produção e consumo da bebida, há também atrações como a Barragem de Salinas, o Mercado Municipal e a Fundação de Cultura. É ou não é uma boa opção de destino para passar as férias em Minas Gerais?

Parque Nacional Serra da Canastra

Você é uma daquelas pessoas que simplesmente não resistem à beleza de uma linda cachoeira? Na Serra da Canastra você vai encontrar uma das maiores do país: a Casca d’Anta tem 186 metros de queda d’água! Para chegar até ela, você vai passar por uma trilha de três quilômetros, aproximadamente, em meio a uma natureza exuberante.

Em 1972 foi inaugurado o Parque Nacional Serra da Canastra, pensado justamente para proteger as inúmeras nascentes, rios e cachoeiras encontradas naquela região. Ou seja, se você gosta de um bom ecoturismo, não pode perder esse passeio. Além das águas, você vai encontrar uma grande diversidade de animais pelo caminho e se encantar com as suas atrações naturais.

Monte Verde

Entre os lugares turísticos no Sul de Minas Gerais, este, certamente, é um dos mais escolhidos no período do inverno. Monte Verde fica bem pertinho de São Paulo (cerca de 165 quilômetros de distância) e oferece aos seus visitantes muito aconchego e uma gastronomia deliciosa.

Mas não é preciso esperar o frio para visitar o município. Quem aprecia passeios perto da natureza pode se aventurar em qualquer época do ano no Parque Ecológico Verner Grinberg. Lá você vai encontrar trilhas para todos os gostos e se surpreender com as belezas naturais de Monte Verde.

São João del-Rei

Não poderíamos encerrar essa lista sem mencionar uma das cidades históricas mais importantes para a formação do estado de Minas Gerais, desde o período colonial. Estamos falando de São João del-Rei, cidade que existe desde 1702 e que se desenvolveu a partir da chegada dos bandeirantes de São Paulo, bem próximo do rio das Mortes.

Muitas das características da época do Brasil colônia estão presentes na cidade, especialmente na arquitetura. Ao caminhar sobre os paralelepípedos das ruas, os turistas encontram pontos importantes, como a Igreja São Francisco de Assis — vale lembrar que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou o monumento.

Também é possível aproveitar um passeio lúdico e bucólico de Maria Fumaça. O roteiro vai até o município de Tiradentes e foi fundado ainda na época de Dom Pedro II — uma verdadeira aula de história, não acha? Com tantas atrações, o bom mesmo é levar um tênis e curtir a caminhada pelas ruas das cidades.

Cada um dos destinos da lista traz um pouco do que o estado mineiro tem: acolhimento, simplicidade e, claro, festas populares, cachoeiras e boa gastronomia. Se for para qualquer uma dessas cidades, temos certeza de que sairá do estado com ótimas histórias para contar e fotos incríveis para compartilhar!

Se você gostou deste post, que tal seguir nossas redes sociais para se inspirar e fazer mais roteiros incríveis? Acompanhe nossas publicações no Facebook, no Instagram e no YouTube!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *