A ID Jovem garante descontos em eventos culturais e esportivos, além da gratuidade em viagens interestaduais e para inscrições de concursos públicos e vestibulares. Saiba mais sobre o programa!

Muitas pessoas desconhecem, mas existe uma série de benefícios da ID Jovem (Identidade Jovem)  programa do Governo Federal para jovens de baixa renda , como o acesso a eventos artísticos, culturais e esportivos e a viagens interestaduais, além de outros direitos.

Não é muito burocrático conseguir essa identidade: em poucos passos, é possível usufruir de uma série de serviços, basta preencher os pré-requisitos.

Quer entender melhor como funciona esse programa e de que forma conseguir o benefício? Então não perca o post que preparamos para você!

Quais são os principais benefícios da ID Jovem?

Os direitos garantidos pela ID Jovem constam no Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013). Veja, a seguir, os benefícios de ter esse documento.

Meia-entrada

O programa valoriza o acesso ao lazer e à cultura, por isso, com o documento, o jovem tem direito à meia-entrada em cinemas, teatros, shows, atrações esportivas (como jogos de futebol) e em outros eventos culturais, mesmo que não seja estudante. 

Reserva de assento

São reservados dois assentos gratuitos para jovens com o documento em trajetos interestaduais (pode viajar de ônibus, trem ou em embarcação). Caso esses assentos já estejam ocupados, eles têm direito de comprar a passagem com 50% de desconto.

Isenção em concursos públicos e vestibulares

A ID Jovem incentiva a participação em concursos públicos e também em vestibulares de institutos e universidades federais, garantindo a gratuidade da inscrição dessas provas.

Quem tem direito à ID Jovem?

Tem interesse em obter o benefício, principalmente pela gratuidade em viagens interestaduais? Confira, a seguir, os pré-requisitos:

  • ter entre 15 e 29 anos (não é preciso ser estudante);
  • possuir renda familiar de até 2 salários-mínimos;
  • ter inscrição no Cadastro Único com o NIS (Número de Inscrição Social) ativo.

Como conseguir a Identidade Jovem?

O primeiro passo é fazer o registro no Cadastro Único, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de residência de quem está solicitando. Com o cadastro concluído, os dados fornecidos passarão por análise e, se aprovados, será gerado um número de NIS.

Com tudo certo nessa primeira etapa, já é possível gerar a ID Jovem, tanto pelo aplicativo quanto pelo site oficial do programa. Para isso, é preciso inserir o número do NIS, nome completo, data de nascimento e também o nome da mãe. Assim, é gerado um QR Code com código de identificação, data de validade e dados do titular.

Para utilizar o documento, basta abrir a ID Jovem pelo celular e gerar o QR Code. Quem preferir, pode imprimir e plastificar a identidade como se fosse uma carteirinha de estudante.  

Um dos grandes benefícios da ID Jovem é o direito à gratuidade em viagens interestaduais. Se você pode fazer parte do programa, prepare-se para conhecer lugares incríveis viajando de ônibus!

Gostou das nossas dicas para viajar mais? Então acompanhe outros posts como este seguindo as nossas páginas nas redes sociais: estamos no Facebook, YouTube e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *