Fotos da viagem ainda mais bonitas? Confira nossas 4 dicas de como garantir os melhores registros. É o que você vai aprender neste post!

Quem gosta de viajar, sabe: não tem como voltar para casa sem boas fotos! Não importa o lugar, uma das melhores coisas é poder relembrar e compartilhar essa experiência, seja usando as suas redes sociais durante o passeio, seja na volta, ao contar sobre elas a amigos e familiares, ilustrando cada momento com os registros feitos em sua câmera.

Para fazer as melhores fotos, não é preciso encher as malas com equipamentos caros e pesados. é É possível conseguir bons resultados, até mesmo, usando apenas o seu smartphone. Basta seguir algumas dicas de posicionamento das lentes e bom aproveitamento da luz.

Quer saber quais são as melhores dicas para obter os resultados esperados? Continue a leitura e descubra como fazer os registros perfeitos!

1. Identifique o melhor ângulo para a sua foto

É claro que, muitas vezes, o melhor momento para registrar fotos da viagem exige certa agilidade. Mas para que suas fotos da viagem sejam mais bem aproveitadas, o ideal é que você pense nas possibilidades de ângulos da mesma cena. Estude o ambiente e faça vários registros para perceber qual deles fica mais bem composto.

Se o lugar tiver muita movimentação, considere esperar um pouco antes de tirar a foto para não correr o risco de ter muitas pessoas atrapalhando a imagem da paisagem que deseja retratar, por exemplo. Mas, se preferir, use a multidão a seu favor, escolhendo uma forma de incluí-la em seu retrato e compor uma imagem interessante.

2. Preste atenção à luz do ambiente

A iluminação é o grande segredo para fazer boas fotos e uma regra básica consiste em não brigar com a luz. Portanto, evite direcionar a câmera contra o sol, a não ser que queira registrar o amanhecer ou o anoitecer (ou, ainda, criar uma imagem diferente propositadamente). Um posicionamento incorreto pode produzir sombras indesejadas ou “estourar” a foto — quando há muita luz e a imagem fica tão clara que não é possível ver o que foi fotografado.

Outra informação importante sobre iluminação: o início da manhã e o fim da tarde são considerados os melhores horários para as fotos em ambientes externos, pois trarão belas cores ao seu registro. Portanto, procure aproveitar para passar nos lugares mais bonitos da sua viagem nesses horários. Uma dica é considerar isso no planejamento do roteiro.

3. Pense no enquadramento e use linhas-guia

Os pontos em que você encaixa os elementos na foto devem ser avaliados no momento de fazer o enquadramento. Por exemplo: você gosta de aparecer em destaque nas fotos ou prefere que a paisagem seja o destaque, tendo a sua imagem mais ao fundo ou nas laterais?

Hoje em dia, muitas pessoas gostam de fazer as chamadas selfies, mas, no caso de uma viagem, pode ser interessante arriscar poses a uma distância maior, para valorizar o lugar onde você está. A maioria das câmeras, inclusive as dos celulares, oferece a opção de linhas-guia, que ajudarão a planejar melhor o enquadramento.

4. Leve um tripé

O tripé pode ajudar a fazer fotos mais estáveis das paisagens ou de grupos de pessoas que gostam de registrar fotos com todos, sem que alguém precise abrir mão de sair na foto. Essa dica vale também para quem vai viajar sozinho: nem sempre é possível pedir para alguém fotografar o seu momento.

Portanto, o ideal é que você consiga carregar em sua bagagem um pau de selfie ou um tripé (se possível, os dois), para que você ou seu grupo apareça nas imagens com ângulos mais interessantes.

Se você vai sair da rotina, seja fazendo viagens mais curtas, seja tirando longas férias longe de casa, o ideal é que consiga guardar boas recordações desses momentos, não é mesmo? E uma ótima maneira de fazer isso é tirar fotos com qualidade, que transmitam toda a emoção sentida durante o seu roteiro.

Gostou das nossas dicas? Então, que tal assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos interessantes, voltados especialmente aos viajantes, em sua caixa de e-mails?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *