Contratar fretamento para uma viagem em família, com os amigos ou a trabalho exige alguns cuidados. É preciso atenção para garantir conforto e segurança

Organizar uma viagem em grupo, seja reunindo a família e os amigos para um passeio inesquecível, seja para um evento do trabalho ou para um encontro religioso, é uma tarefa que exige uma série de cuidados.

É preciso garantir a todos conforto e segurança para que cheguem ao destino e voltem para casa satisfeitos com o resultado. Portanto, ao contratar fretamento, algumas questões devem ser levadas em consideração por quem está organizando o evento.

Pensando em ajudar você a escolher as melhores soluções para a sua viagem, elaboramos este artigo. Aqui, você descobrirá por que deve ter tanto cuidado na contratação da empresa que fará o transporte e algumas dicas para que não tenha problemas nessa tarefa. Confira!

Por que prestar atenção ao contratar fretamento para viagem?

Ao contratar fretamento de ônibus para as suas viagens, o primeiro passo é conferir a regularização da empresa junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que disponibiliza uma lista em seu site, facilitando a checagem.

Não deixe de checar a idoneidade da empresa que pretende contratar, pois o transporte irregular de passageiros pode causar transtornos aos passageiros, como:

  • riscos ao viajar em um veículo sem a devida vistoria, podendo ocasionar acidentes;

  • falta de garantia de que o motorista está habilitado devidamente para prestar esse serviço;

  • possibilidade de ter a viagem interrompida, em caso de passar por fiscalização e o veículo ser clandestino.

Quais são as melhores práticas para fretar um veículo?

Agora que já vimos os riscos envolvidos na contratação de fretamento irregular, apresentaremos o que deve ser levado em consideração antes de fechar negócio. Veja, a seguir, as 3 dicas que selecionamos.

1. Cheque a qualidade dos veículos oferecidos

Não importa o tipo de viagem ou o destino escolhido: é fundamental que os passageiros estejam confortáveis durante o percurso para que possam aproveitar ao máximo os momentos vividos juntos, certo? Portanto, é preciso avaliar que tipo de ônibus escolher, de acordo com as suas necessidades:

  • convencional: indicado para viagens mais curtas;

  • executivo: a diferença para o convencional é a distância entre os assentos, proporcionando apoio para as pernas;

  • semileito: é melhor para viagens longas, pois as poltronas que reclinam mais, além de ser equipado com ar-condicionado, banheiro e geladeira com água;

  • leito: perfeito para viagens noturnas e longas, com menos assentos, poltronas mais largas e que reclinam quase completamente.

2. Veja qual é a cobertura dos serviços de fretamento

Outro ponto que você deve considerar antes de contratar o fretamento são os serviços oferecidos dentro do ônibus, durante o trajeto. Na maioria dos casos, o ar-condicionado e o banheiro dentro do veículo já podem ser considerados itens básicos. Mas, dependendo do tipo de viagem, há outras necessidades que podem ser primordiais.

A disponibilidade de uma rede de internet WiFi é uma delas, assim como entrada para cabo USB, para que os celulares possam ser carregados. Além disso, verifique diferenciais como poltronas confortáveis e reclináveis, oferta de travesseiros e mantas, no caso das viagens noturnas, água mineral, entre outros itens.

3. Confira as condições de agendamento e pagamento

É importante verificar quais são as condições do contrato. Por exemplo, especifique em que momentos e horários o veículo será necessário, se há flexibilidade ou se haverá necessidade de mais de um motorista. Veja, também, como é a forma de pagamento de acordo com os serviços oferecidos.

Por fim, na hora de contratar fretamento, não se esqueça de conferir toda a documentação da empresa, do veículo e do motorista para garantir que tudo está em conformidade com as exigências da ANTT. Verificando todos esses pontos, você terá mais garantias de uma viagem segura e confortável para todos.

Nossas dicas foram úteis? Aproveite para ler, também, como funciona o fretamento da Saritur: quais as vantagens e o passo a passo para contratação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *