Ainda que os furtos de bagagens não aconteçam com frequência, é preciso se preocupar com a segurança dos seus pertences. Afinal, ninguém quer passar pela situação de perder roupas, objetos pessoais, documentos e aquela lembrancinha comprada com carinho durante a viagem, não é?

Pensando em ajudar você a evitar esse imprevisto indesejável, elaboramos este post com algumas dicas para evitar o furto de bagagem, como ter cuidado em áreas públicas e nas paradas, utilizar empresas de transporte credenciado e identificar as malas. Confira!

Não descuide da bagagem em áreas públicas

Não custa lembrar: mais do que no ônibus, é preciso prestar bastante atenção com os pertences em áreas públicas, como rodoviárias e pontos de espera. Portanto, nunca deixe seus pertences sozinhos ao ir ao banheiro, ao sair para comprar comida ou pedir informação.

Use algum recurso para diferenciar a mala

A perda ou troca de bagagem é muito comum quando a sua mala é igual ou muito parecida com a de outro passageiro. Por isso, é interessante fixar alguma coisa na alça para torná-la única, como faixas coloridas, por exemplo.

Também é recomendado etiquetá-las com seu nome, e-mail ou telefone de contato — o que ajuda bastante em casos de mal entendidos.

Tenha atenção nas paradas

Nas paradas de estrada, tenha atenção redobrada. Não deixe documentos e objetos pessoais nas poltronas se for descer para alongar as pernas, comer alguma coisa ou ir ao banheiro. O motorista também desce do ônibus nessas paradas e não tem a função de vigiar os seus pertences.

Guarde bem o tíquete de bagagem

Antes de embarcar no ônibus, o motorista ou o assistente de viagem sempre nos entrega um tíquete com o identificador da nossa mala que ficou no bagageiro, certo? E, claro, muita gente já ficou em apuros para retirar a sua bagagem depois de ter perdido seu “papelzinho”.

Ele é um dispositivo de segurança utilizado pelas empresas de transporte rodoviário para garantir que apenas o dono da mala possa retirá-la. Por isso, cuide bem do seu tíquete, assim como da sua passagem!

Se possível, use um cadeado

É sempre bom se precaver, não é mesmo? Se você não tiver uma mala com um segredo para trancá-la, use um cadeado simples para mantê-la ainda mais segura. Isso pode contribuir para que o furto seja evitado, já que, com a dificuldade de abrir a mala, a pessoa provavelmente desistirá do ato.

Viaje com uma empresa confiável

Sempre prefira transportes de empresas que tenham credibilidade e sejam credenciadas. Essas companhias vão evitar que seus passageiros passem por qualquer problema e, com elas, você terá acesso ao tíquete de bagagem e a motoristas e assistentes de viagem que irão se preocupar em garantir a segurança das bagagens.

Neste post trouxemos algumas dicas sobre como prevenir o furto de bagagem. Como vimos, agir com precaução e bom senso são ótimas maneiras de evitar imprevistos!

Se você quer ficar por dentro de assuntos como esse e se preparar para as próximas viagens, não deixe de curtir a página da Saritur no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *