Quem é fã da gastronomia mineira tem milhares de maneiras para descrevê-la. Muitos dizem que parece comida caseira da mãe, outros que é uma mistura de sabores mundiais, mas chefs, cozinheiras de mão cheia e seus apreciadores são unânimes: ela é uma das mais gostosas do mundo.

Para apreciar seus sabores é preciso ser despretensioso. Ela pode ser feita com muita carne, especialmente a de porco, mas também repleta de legumes e verduras, como o ora-pro-nóbis, deixando qualquer caldo de mandioca ainda mais especial.

Quer conhecer qual é o tempero especial da cozinha de Minas? Leia no post o que não pode faltar em uma receita mineira e depois coloque o pé na estrada com os amigos para experimentar as melhores delas!

O tempero especial da gastronomia mineira

Os temperos são simples, mas sua combinação é uma explosão de sabor, a começar pela forma como são preparados os pratos salgados. Em sua base sempre começa com sal, alho e cebola, deixando toda a cozinha cheia de aromas.

Para dourar tudo isso, a banha de porco, uma herança dos tropeiros que desbravaram as minas gerais no ciclo do ouro, que dá sabor e maciez a carnes, arroz e feijão.

Alimentos plantados em abundância no Estado também deram direcionamentos importantes para a gastronomia mineira. Além do queijo, derivado do leite, milho e goiaba também são itens que tornam os temperos e sabores de Minas especiais. Com eles são feitos doces, farinhas, mingau, cremes e outras iguarias incríveis.

Suas origens e tradições

Suas principais inspirações vem dos desbravadores e trabalhadores que povoaram o Estado. Tropeiros, que inclusive emprestam o nome para um dos pratos mineiros mais típicos, o feijão-tropeiro.

Portugueses e espanhóis, além de outros europeus e os escravos fizeram de Minas Gerais um caldeirão de referências culinárias e cultura, e colocaram delícias como ambrosias, pé de moleque e feijão-tropeiro no gosto de todos que visitam cidades mineiras e participam de suas tradições como festas juninas, folia de Reis e carnaval.

Iguarias mineiras de dar água na boca

A culinária é farta, inclusive na hora de servir e, na maioria das vezes, é finalizada por um bom café com rapadura. Como listar todas as melhores iguarias é difícil, aqui vão as mais tradicionais:

Feijão-tropeiro

Em Minas Gerais ele é feito com bacon, cebola, temperos, feijão tradicional, couve, farinha de mandioca, ovos e carne seca desfiada ou linguiça. Destaque para os torresmos, que dão sabor e enfeitam o prato.

Angu mineiro

No sul do Brasil os mesmos ingredientes fazem a polenta, mas em Minas Gerais, a mistura de água e fubá faz o delicioso angu mineiro, que é mais consistente e ressalta bem os temperos utilizados para dar gosto, como a banha de porco.

Tutu à mineira com pernil

Feijão cozido, batido, engrossado com farinha de mandioca e finalizado com ovos cozidos partidos em rodelas em cima. Como é um complemento, normalmente é servido com pernil assado temperado com limão.

Doce de leite

Tem várias formas de preparo e consistência, mas são feitos em tachos grandes a partir da mistura de leite e açúcar. Delícia!

Pamonha com queijo Minas

Muitos dizem que a pamonha é nordestina, mas Minas Gerais tem receitas da iguaria desde seu período de colonização, portanto, é possível dizer que existe uma receita mineira exclusiva para ela.

O milho ralado é cozido com açúcar, leite e sal, e depois de chegar na consistência ideal, é recheado com uma boa fatia de queijo Minas e enrolado em suas palhas.

E aí, quer experimentar a gastronomia mineira em seu local de origem? Visite o interior do Estado e vá direto na fonte! A verdadeira cozinha mineira é feita no fogão a lenha, em meio à prosa e muita alegria que você vai encontrar muito mais intensamente viajando!

Ficou com água na boca? Qual delas será sua próxima explosão de sabores mineiros? Deixe seu comentário ou dica de receita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *