Quando se planeja uma viagem, é muito importante levar em consideração alguns fatores, como clima, meio de transporte, roteiro e hospedagem — se engana quem acredita que a hospedagem não faz diferença e que é preciso levar em conta somente os valores.

Pensando nas variadas opções oferecidas no mercado hoteleiro, vamos mostrar quais são as principais diferenças entre hostel, pousada e hotel, especificando o público que frequenta cada um e o que oferecem nesses espaços. O objetivo é ajudar você a escolher a hospedagem ideal para a sua viagem. Confira!

Hostel

Hostel é um termo inglês que tem o significado de albergue na língua portuguesa. É a forma mais econômica de hospedagem e, principalmente por esse motivo, é a mais utilizada pelos jovens.

Existem diversas opções de hostels espalhados pelo Brasil e algumas são mais sofisticadas do que outras, mas todas elas permitem uma interação maior entre os hóspedes.

Os quartos costumam ser coletivos e simples, contando apenas com as camas e armários para guardar os objetos pessoais (que podem ou não ter cadeado e, por isso, o ideal é que você tenha o seu próprio, para maior segurança).

A maioria dos hostels contam com banheiros coletivos e uma cozinha para que cada visitante faça sua própria comida. Em alguns lugares, o café da manhã é oferecido aos hóspedes, o que depende da maneira como funciona cada lugar.

Além disso, é sempre bom conferir as recomendações de pessoas que já se hospedaram nos lugares que você está pesquisando, para ter um parâmetro de avaliação que não seja apenas as fotos e localidade do hostel.

Pousada

As pousadas, por sua vez, costumam ter no máximo três andares, lembrando uma casa, o que cria um ambiente mais intimista. Também podem ser organizadas em chalés, bangalôs ou pequenas casinhas, para dar total privacidade aos hóspedes.

Mesmo podendo ser menores que um hotel, as pousadas geralmente têm ótimas estruturas, com serviços de recepção, alojamento e alimentação (além de charme e aconchego). Algumas também contam com espaços recreativos, como piscinas, saunas, mesas de jogos e atividades.

São recomendadas para aqueles que buscam viagens de lazer, sendo ideais para passeios em família e casais que querem mais tranquilidade.

Hotel

O hotel é uma opção muito procurada tanto pela comodidade quanto pelo acesso. A acomodação do hóspede é em quarto privativo, sendo variável o número de camas e pessoas que comportam. No geral, o quarto tem banheiro, frigobar, acesso à internet, roupas de cama e banho, itens de higiene e outros.

Além disso, no hotel costuma ter serviço de recepção, café da manhã (incluído ou não na diária), estacionamento, sauna, academia, piscina, restaurante. Hotéis mais sofisticados podem oferecer, ainda, spa, traslado, massagem, banheira de hidromassagem e também lavanderia.

A qualidade de um hotel é avaliada com base na quantidade de estrelas que ele recebe. Elas são cotadas de uma a cinco, de acordo com os padrões dos serviços que o hotel oferece. Os hotéis com uma estrela são mais simples e econômicos, com padrões mínimos de infraestrutura, enquanto os que recebem cinco estrelas são os mais sofisticados.

Com essas informações sobre diferentes tipos de hospedagem, fica mais fácil decidir se você prefere ficar em hostel, pousada ou hotel. Pesquise qual é a melhor opção para você na sua viagem. Se for uma viagem de aventura, aconselhamos um hostel. Para viagens a trabalho, um hotel é a melhor opção. Já as pousadas combinam melhor com viagens em família.

Analise as opções da localidade, o seu orçamento e as recomendações das pessoas que já foram hóspedes do estabelecimento. Lembre-se: uma boa acomodação é parte fundamental para uma viagem tranquila.

E, já que estamos falando em viagens, tire suas dúvidas sobre viajar de ônibus! Esperamos que esse conteúdo ajude você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *