O Instituto Inhotim é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Encontra-se em terras mineiras, na cidade de Brumadinho, bem próximo da capital de Minas Gerais, fica a 60 km da capital Belo Horizonte.

Um charme que fica difícil resistir. Quem vai até BH não pode deixar de se deliciar aos encantos desse centro de arte contemporânea a céu aberto. Afinal, são 96 hectares para visitação de pura beleza e arte, precisando de mais de um dia de visitação para conhecer o museu de Inhotim todo.

Vai visitar Minas Gerais? Então, continue conosco nessa leitura e entenda por que o Instituto Inhotim deve estar no seu roteiro de viagem!

Sobre o Instituto

Inhotim é uma mistura de museu de arte contemporânea com jardim botânico. Ele se dedica tanto a preservação da arte como da natureza, de maneira harmônica e belíssima.

Foi idealizado pelo empresário Bernardo de Mello Paz nos anos 1980, era uma área particular e com o incentivo de Bernardo, tornou-se, aos poucos, o que é hoje. São belos jardins, galerias, obras de arte a céu aberto, lagos, árvores, com projeto arquitetônicos diferentes compondo com o cenário verde.

Além de toda beleza que há nas combinações ao ar livre, também tem muita beleza dentro das galerias do museu de Inhotim. Cada galeria uma surpresa diferente que só vale a pena ser vista com os próprios olhos. É possível tirar foto lá dentro e registrar tudo, mas nada como vivenciar pessoalmente, não é mesmo?

Visitação

Dentro do Inhotim você terá três rotas para serem seguidas diferenciadas por cores. Fica corrido e cansativo fazer todas em um dia só, aconselhamos reservar dois dias, se possível, para conhecer o Instituto.

As rotas poderão ser feitas a pé ou com os carrinhos elétricos que circulam por lá — custo de R$25 por pessoa/dia —, no caso de caminhos mais longos. Há um mapa fornecido na entrada do museu, utilize-o para não se perder entre galerias e jardins.

Se sua ideia de visitar Inhotim for programada com antecedência sugerimos que dê uma olhada na programação do Instituto, às vezes têm atrações, festivais e shows lá dentro. É possível assistir a um bom show em um cenário incrível.

Transporte

É possível chegar até o Instituto Inhotim por meios como carro, táxi, van de transporte do instituto, e ônibus intermunicipal. Por estar localizado em uma cidade bem próxima de Belo Horizonte, é possível pegar um ônibus que vai da capital direto para Inhotim.

A empresa responsável por essa linha de ônibus, com saída de Belo Horizonte, tem horários que funcionam de terça a domingo, duas vezes ao dia. Nas quartas, por ter visitação gratuita, há uma linha extra de ônibus. O trajeto dura em torno de 1h45 e o valor da ida e volta sai em torno de R$60,00.

O próprio Inhotim também oferece um serviço de transporte compartilhado. Uma van saindo apenas sábado, domingos e feriados. O valor é o mesmo do ônibus intermunicipal, com um horário de ida e volta fixo. A compra deve ser feita com 24h de antecedência.

O Instituto Inhotim é um lugar ímpar de beleza incrível aos olhos com seu maravilhoso mix de arte contemporânea e preservação da natureza. Um carinho aos olhos, deixando lugar especial no coração. Então, vai viajar para Belo Horizonte? Não deixe de ir até Inhotim! Inclua essa beleza no seu roteiro.

E você, conhece o museu, já foi até Instituto Inhotim? O que tem a dizer sobre lá? Conte para nós, adoraríamos saber da sua experiência com o Instituto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *