O interior de Minas Gerais é tão rico de experiências turísticas que quem começa a explorá-lo, não para nunca mais! Tem roteiros para aventureiros, religiosos, amantes da culinária, arte, cultura e até para quem acha uma delícia ver o tempo passar.

Esses passeios funcionam como tratamento para o corpo e a mente. Quem quer inspiração, as cidades históricas e suas construções barrocas são uma boa pedida, para aqueles que querem se conectar à natureza, um circuito de belezas, nascentes e montanhas vai trazer muita paz e alegria. Até para quem está à procura de aconchego e um novo amor o interior de Minas Gerais tem uma boa opção.

Como pode ser tão eclético, bonito e acolhedor? A dimensão do Estado é apenas parte do seu encanto, porque é a mistura que está dentro dele que o faz tão especial. Por isso, resolvemos listar alguns dos muitos lugares incríveis em Minas Gerais que são imperdíveis. Escolha seu próximo destino.

Delícias do interior de Minas Gerais

É impossível falar do interior mineiro sem citar sua gastronomia, e por incrível que pareça, ela não é tão parecida com a que é oferecida na capital, pessoas que saem de pequenas cidades para morar em Belo Horizonte sabem bem essa diferença.

Os doces de leite na palha do Triângulo Mineiro, por exemplo, têm um gostinho especial quando são feitos por lá, assim como o famoso rocambole de Lagoa Dourada, que costuma formar filas de espera nas lojas mais tradicionais.

Outro campeão de sabores diferentes pelas regiões mineiras são os queijos, e a explicação pode estar na composição do terreno onde o gado leiteiro pasta.

Um mar de montanhas

As montanhas íngremes e rochosas da Serra da Canastra exigem que seu gado seja aventureiro para chegar nos campos de pastos, mas essa beleza atrai também turistas que curtem aventuras e o clima montanhoso.

Conceição do Mato Dentro é um destino muito próximo de BH e que atrai visitantes por suas cachoeiras, montanhas e até seu lado místico. Um destino de ecoturismo nas alturas para viajar com amigos ou curtir um clima frio romântico no inverno.

Nesse mar de montanhas, é impossível não falar dos parques naturais como o do Ibitipoca, na enorme Serra da Mantiqueira, com suas cachoeiras e trilhas pela natureza. Outro lugar incrível que merece destaque é o Pico da Bandeira, terceira maior montanha do Brasil e certamente um dos melhores lugares do mundo para assistir o nascer do sol.

Águas para esporte e descanso

No interior de Minas também é possível aproveitar seus recursos hídricos de diferentes maneiras. Em Capitólio, além de cachoeiras, os esportes náuticos e passeios de lancha são grandes atrativos, o que atraiu para a região muitos jovens e estabelecimentos modernos. A balada é garantida!

Também é possível aproveitar os rios de Minas para a pesca esportiva, e as nascentes e termas para repousos e relaxamentos que todo mundo precisa depois de uma semana intensa de trabalho.

Eventos modernos com jeitinho mineiro

Que mineiros gostam de receber isso não é novidade, que eles estão atentos às tendências e têm muito talento também não é mistério. E é por essa combinação que milhares de cidades do interior mineiro entraram para os calendários mais badalados do Brasil e do mundo quando o assunto é gastronomia, cultura e arte.

Festivais de cinema, gastronomia, teatro, dança e muitos outros foram inseridos em meio às festividades tradicionais e religiosas das cidades do interior, mas, claro, com o jeitinho mineiro que torna tudo mais especial como pode ser visto em Tiradentes, por exemplo.

Uma outra vantagem que o interior de Minas Gerais oferece. Com uma malha rodoviária extensa, visitar suas cidades na segurança dos ônibus e aproveitar do estilo mineiro de receber é muito fácil e econômico, dá para sair na sexta-feira à noite e ainda chegar a tempo para uma boa prosa ao lado do forno a lenha de uma pousada aconchegante. Tem dúvidas de que ainda será recebido com uma broa quentinha?

O que você mais gosta nesse estilo mineiro de receber as pessoas? Compartilhe sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *