As cidades históricas de Minas Gerais são famosas por proporcionar passeios repletos de cultura, lazer, contato com a natureza e, é claro, muita história. Diamantina não poderia ficar de fora disso: a cidade oferece várias opções de atrações para os turistas, seja para passar o fim de semana, curtir o carnaval ou apenas descansar.

Por isso, antes de embarcar nessa viagem, é fundamental pesquisar bastante para conhecer cada cantinho desse lugar incrível. E é isso que vamos mostrar neste post! Continue a leitura e confira 5 alternativas do que fazer em Diamantina!

O que fazer em Diamantina

1. Carnaval

Ao lado de lugares como Ouro Preto e Mariana, Diamantina tem um dos carnavais mais famosos de Minas Gerais e já esteve também entre os 10 mais famosos do país. Por ser uma cidade bastante universitária, o período na cidade conta com folias, festas e blocos de rua, sendo os mais famosos deles: Sapo Seco, Zé do Caixão e Balão Mágico.

Pousadas e repúblicas costumam receber uma grande quantidade de foliões nessa época. Por isso, é importante se planejar com antecedência para não perder lugar nessa festa.

2. Cachoeiras

A cidade também tem belíssimas cachoeiras e duas das principais estão localizadas no Parque Estadual do Biribiri, na Serra do Espinhaço: a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais, que têm poços para mergulhos refrescantes.

Para ter acesso a elas, é preciso pegar uma estrada, onde tudo é muito bem sinalizado, por cerca de apenas 20 minutos. Em seguida, trilhas de fácil acesso levam às cachoeiras.

3. Mercado

O Mercado Municipal dos Tropeiros (ou Mercado Velho) é um conhecido ponto turístico da cidade. Construído no século XIX e localizado no centro histórico de Diamantina, ele é o lugar ideal para encontrar produtos regionais.

Aos fins de semana, são realizadas feiras com comidas e artesanatos mineiros no local. Por lá, você poderá encontrar queijos, a famosa cachaça mineira e vários doces da região.

4. Igrejas

Igrejas não faltam em Diamantina. Algumas, inclusive, são tesouros tombados como patrimônios históricos da Unesco. Ao visitar a cidade, você não pode deixar de conhecê-las, sendo as principais delas:

  • Igreja Nossa Senhora do Carmo;
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário;
  • Igreja de Nosso Senhor do Bonfim;
  • Capela Imperial de Nossa Senhora do Amparo;
  • Catedral Metropolitana de Santo Antônio da Sé;
  • Basília do Sagrado Coração de Jesus.

5. Gastronomia

A gastronomia de Diamantina também não deixa a desejar. Apesar de relativamente pequena, a cidade apresenta bons restaurantes e, é claro, uma culinária digna de “mineirices”. Pratos tradicionais, como frango com quiabo, enchem o paladar dos visitantes.

Para os amantes da gastronomia, há, inclusive, o Diamantina Gourmet: um festival de gastronomia e cultura que acontece todos os anos, geralmente no mês de setembro.

Quando ir para Diamantina

A época ideal para visitar Diamantina depende bastante do seu objetivo. Caso a ideia seja aproveitar as cachoeiras locais, é importante evitar meses muito chuvosos e também muito secos. Períodos de meia-estação, como Outono e Primavera, são os mais indicados para isso.

Se o objetivo for curtir um friozinho, não deixe de visitar a cidade no inverno. A neblina dá um tom diferente à cidade e você pode deliciar fondues e chocolates quentes para se aquecer.

Quando o assunto é trânsito, épocas como o Carnaval precisam ter um esquema previamente estabelecido para evitar transtornos. A melhor alternativa é fazer a viagem com uma empresa de transporte confiável.

Visitar Diamantina é sinônimo de muitas opções para descansar, curtir bons momentos e ter belíssimas paisagens à volta. Seguindo as alternativas de programação mencionadas neste post, sua viagem será inesquecível. A Transnorte, empresa do Grupo Saritur, te leva de Montes Claros a Diamantina. Consulte informações sobre horários e tarifas em nosso SAC.

Para ter acesso a mais informações como essas, não deixe de assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá novidades do nosso blog diretamente na sua caixa de entrada do e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *