Viajar é uma das atividades mais prazerosas que existem. Afinal, é o momento de mudar de ares, se desconectar da rotina e estar mais próximo de pessoas queridas. Entretanto, tudo isso exige um planejamento e, quando falamos em viajar com crianças, ele precisa ser feito com mais cuidado ainda.

A mudança na rotina, uma das vantagens de viajar, é mais impactante para os pequenos. Além disso, existem os cuidados burocráticos, como a documentação necessária para que menores de idade possam viajar.

Neste artigo, separamos as informações necessárias para que você saiba o que fazer quando for viajar com crianças e 3 dicas de destinos para agradar os pequenos. Confira!

Cuidados necessários ao viajar com crianças

Para viajar com crianças, é preciso ter alguns cuidados extras. Isso porque elas tendem a ser mais frágeis e as mudanças na rotina se tornam mais impactantes. São diversos cuidados, como:

  • levar medicamentos de emergência;
  • manter uma alimentação constante e saudável;
  • manter os horários de sono;
  • realizar atividades que as mantenham entretidas.

Por isso, é fundamental se programar e escolher as melhores alternativas. Ao optar por viajar de ônibus, por exemplo, você não precisa se preocupar com os transtornos da estrada.

Outro ponto fundamental ao viajar com crianças é a documentação necessária. Para os menores de 16 anos, é preciso ter o documento de identidade, passaporte ou certidão de nascimento, original ou cópia — desde que esteja autenticada em cartório.

Além disso, os acompanhantes precisam comprovar o parentesco de até terceiro grau. Se estiverem desacompanhadas dos pais, as crianças precisam de uma autorização judicial assinada pelos responsáveis.

3 bons destinos para viajar com crianças

Explicadas as questões burocráticas, é chegado o momento de escolher o destino, comprar as passagens e desfrutar de momentos inesquecíveis. Olha só algumas sugestões que separamos para você!

1. Petrópolis (RJ)

A cidade é um refúgio do clima da capital carioca. Uma verdadeira obra arquitetônica com museus, construções antigas e palácios. Por isso, é ideal para fazer passeios histórico-culturais com visitas guiadas — ótima maneira de estimular o gosto por História nas crianças.

Nesse destino, você também encontra parques e fazendas abertas à visitação. Além disso, pode levar as crianças para uma pista de boliche e para fazer uma colônia de férias.

2. Vitória da Conquista (BA)

Por proporcionar diversas atividades naturais, a visita à cidade é uma ótima maneira de estimular as crianças a terem um maior contato com a natureza, fazer trilhas e conhecer a diversidade natural do país. Vocês podem encontrar essas atividades na Reserva Florestal Poço Escuro e no Parque da Serra de Periperi.

3. Divinópolis (MG)

Repleta de museus, igrejas e prédios históricos, Divinópolis é perfeita para levar as crianças e despertar o interesse pela história do Brasil. Na cidade, é possível ver de perto uma Maria Fumaça de 1940 e a antiga estação de trem, além de teatros e uma boa programação cultural. Também é possível encontrar várias praças e restaurantes no destino.

É claro que, independentemente do destino, viajar com crianças requer um planejamento mais cuidadoso, mas é uma das melhores formas de curtir os pequenos. E, com as nossas dicas, fica mais fácil, certo?

Quer receber mais informações e dicas de viagem? Então, assine nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *