O turismo ecológico coloca viajantes e natureza em plena harmonia. Alguns destinos em Minas Gerais para praticar ecoturismo são imperdíveis!

Nos últimos anos, a demanda de turistas que buscam por destinos ideais para a prática do ecoturismo vem crescendo constantemente em todo o país. De acordo com pesquisa divulgada pelo governo brasileiro, em 2018 os números apontavam a existência de 10 mil empresas dedicadas exclusivamente ao setor em todo o país.

Que tal conhecer um pouco mais sobre a modalidade de viagem que proporciona vivências incríveis junto às riquezas naturais? Neste artigo, mostramos 5 destinos imperdíveis para fazer ecoturismo no estado de Minas Gerais. Confira!

O que é ecoturismo?

No manual “Ecoturismo: orientações básicas“, o Ministério do Meio Ambiente define o termo como “um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural”.

Um dos objetivos da prática, de acordo com o conceito, é o incentivo à conservação e à formação de uma consciência ambientalista gerada pela interação com as singularidades do nosso ecossistema.

Onde praticar ecoturismo em Minas Gerais?

O estado de Minas Gerais tem uma infinidade de riquezas que merecem ser conhecidas. Apresentamos, a seguir, algumas sugestões de destinos para conhecer e se aventurar!

1. Serra do Cipó

Localizada a 90 quilômetros de Belo Horizonte, a Serra do Cipó faz parte do distrito de Cardeal Mota. Por fazer parte da lista de destinos Saritur, o destino é a dica número um por aqui!

A Serra é porta de entrada para o suntuoso Parque Nacional da Serra do Cipó, que conta com dezenas de quedas d’água, cachoeiras — como a famosa Cachoeira Grande, com 50 metros de queda — e paisagens de tirar o fôlego.

As principais atividades de ecoturismo realizadas no local são o trekking (trilhas por paisagens naturais), rapel (técnica de descida vertical em rochas ou paredões) e escalada.

2. Conceição do Ibitipoca

Distrito do município de Lima Duarte, Conceição de Ibitipoca é um excelente destino para quem está começando a se aventurar no ecoturismo. Suas ruas de pedra e igrejas tradicionais inspiram paz e tranquilidade, e, o Parque Nacional do Ibitipoca reúne uma série de trilhas de todos os níveis de dificuldade, sempre levando a cachoeiras, lagos e praias de água doce de águas famosas pela cor cristalina.

3. Pico da Bandeira

Terceiro ponto mais alto do país com quase 3.000 metros de altura, o Pico da Bandeira proporciona a seus visitantes uma experiência para levar para a vida: o estonteante pôr do sol com vista para os Picos do Cristal, Calçado e Pedra da Menina, além da cidade de Alto Caparaó.

A principal atividade de ecoturismo, entretanto, exige certo nível de preparo dos viajantes: para fazer a trilha que leva ao cume da montanha, são necessárias duas horas e meia de subida por entre caminhos rochosos e obstáculos naturais.

4. Serra da Canastra

Com 200 mil hectares e localizada ao sudoeste do estado, a Serra da Canastra mistura elementos de Mata Atlântica e Cerrado. A atração mais procurada da região é o Parque Nacional de mesmo nome, com a primeira queda d’água do Rio São Francisco (e seus 186 metros): a cachoeira Casca D’Anta.

5. Capitólio

Com uma parte de sua extensão localizada na própria Serra da Canastra (a outra parte já integra o Lago de Furnas), Capitólio reúne tudo o que é necessário para causar a impressão de que estamos vivendo um sonho: cânions monumentais, águas cristalinas e cachoeiras a alturas inexplicáveis.

Os melhores passeios para ecoturistas na região são feitos de lancha ou chalana. Para os mais radicais, há opções de trilhas off road, mergulho e mountain bike.

Lembre-se de que uma boa viagem de ecoturismo precisa ser bem planejada, acessível e segura para render apenas lembranças positivas. Por isso, é importante pesquisar passagens econômicas, mas sempre escolher com atenção a companhia de transporte que levará você ao seu destino.

A Saritur sempre cuida com detalhes da segurança de seus passageiros. Se você quer conhecer novos destinos para sua próxima viagem, entre em contato conosco para programar o seu passeio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *