Talvez você já tenha passado por uma situação parecida: marcou a viagem com bastante antecedência e, na hora de fazer as malas, percebeu que perdeu a passagem de ônibus. Saiba como lidar com esse problema!

Você fez tudo como é recomendado, planejando sua viagem com antecedência, fazendo pesquisas sobre o destino, reservando a hospedagem e garantindo o transporte até a cidade escolhida. Mas, bem na hora de organizar a bagagem, descobre que perdeu a passagem de ônibus. Nesse momento pode bater um desespero e, dependendo do caso, há um motivo real para isso.

Acontece que ainda não existe uma lei que exija das empresas a emissão de segunda via do bilhete. Portanto, você vai depender da política adotada pela companhia escolhida para conseguir embarcar após perder a passagem. Quer entender melhor sobre o assunto e descobrir o que fazer nessas horas? É só continuar a leitura!

Por que as empresas nem sempre emitem a segunda via?

Para entender melhor isso, é importante que você saiba que a passagem de ônibus é um documento fiscal, até o momento insubstituível e, por isso, nem sempre será possível obter uma segunda via. A emissão ou não, depende da legislação.

Há um projeto de lei — PL 8009/10 — em fase final de tramitação no Senado que, se for aprovado, exigirá das empresas a garantia de segunda via do bilhete. No entanto, essa obrigação ainda não existe. Por isso a importância de guardar bem a passagem, em um local seguro, assim que comprá-la.

Por que não é permitido embarcar sem a passagem?

Pense na seguinte situação: você se lembra de quando a nota fiscal era emitida apenas em papel? Se você a perdesse, como faria para comprovar a sua compra?

É o mesmo caso da passagem de ônibus, uma vez que ela é nominal e funciona como um documento que comprova a sua aquisição.

Pela regulamentação brasileira, o embarque de passageiros sem o bilhete de passagem é considerado uma infração grave e sujeita a empresa de transporte rodoviário a multas.

Qual é a melhor solução para esse caso?

Diante de tudo o que mencionamos, o melhor é que você guarde bem a passagem de ônibus para não ter que lidar com esse tipo de situação.

Uma dica é fazer a compra do bilhete pela internet e retirá-lo no balcão da empresa momentos antes da viagem. Mas se você não for muito adepto do uso da rede para fazer suas aquisições, siga essas outras dicas:

  • guarde os bilhetes de passagem em um compartimento da carteira com zíper ou botão;
  • deixe em uma gaveta em sua casa ou escritório que outras pessoas não usem com frequência;
  • coloque a passagem na mala que for usar para fazer a viagem, assim ela já fica no lugar certo.

Para que a perda da passagem de ônibus não seja uma situação recorrente na sua vida, siga as nossas dicas para guardá-la em um lugar seguro e garantir tranquilidade para o seu próximo passeio.

Outra dica é conversar com a empresa de transporte rodoviário para conhecer as regras específicas para esses casos e tirar todas as suas dúvidas sobre viagens de ônibus.

Conhece alguém que vive perdendo documentos, entradas para o cinema ou teatro e bilhetes de viagem? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a resolver esse tipo de situação sem grandes dores de cabeça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *