Se viajar lembra sobre sentar ao lado de estranhos no ônibus, chegar com horas de antecedência no aeroporto ou passar dias organizando quais pessoas vão em qual carro do grupo, você precisa descobrir agora mesmo as vantagens do fretamento de ônibus para viagem.

É uma opção ideal para quem está organizando uma viagem com amigos ou com a família, seja dentro de Minas Gerais ou para outro estado, e quer aproveitar cada momento do passeio com as pessoas queridas, inclusive o percurso — e melhor: de forma cômoda e segura.

Neste artigo, você vai entender em que situações o fretamento é interessante, quais são as vantagens de viajar dessa forma e quais os passos e cuidados você precisa tomar antes de fechar negócio com empresas que oferecem o serviço.

Confira agora mesmo!

Quais as maiores vantagens de viajar com ônibus fretados?

Confira!

Mais economia

Vamos ser sinceros: economia sempre é um fator importante na hora de viajar. Especialmente quando a viagem é em grupo, conseguir um bom preço é muito importante para quem está organizando o passeio — afinal, é natural que as pessoas esperem que o responsável consiga o melhor custo-benefício.

Colocando na ponta do lápis, o fretamento é uma opção mais econômica para grupos porque o preço do serviço é baseado em quantos quilômetros o ônibus vai rodar. Já grupos que optam por viajar da forma tradicional precisam comprar passagem para todos os integrantes, o que é potencialmente mais caro.

A economia não para por aí: os melhores serviços de fretamento não cobram dos passageiros o valor do pedágio e nem a hospedagem do motorista. A única despesa que você vai ter é com o próprio fretamento.

Mais conforto e comodidade

Quem viaja de carro ou de ônibus sempre tem aquela parada favorita na estrada, não é? É bem frustrante quando você viaja em um ônibus e essa parada não está prevista no caminho. Em um ônibus fretado, você não tem esse problema: em geral, o grupo pode escolher até três pontos para parar no percurso.

Isso também vale para buscar aquele parente que não pôde ir à rodoviária, mas mora próximo ao trajeto do ônibus, por exemplo. Claro, vale lembrar que o fretamento é cobrado por determinada quilometragem, acertada antes de viagem começar, então desvios muito grandes não são indicados.

Além do serviço de ida e volta, é possível combinar com a empresa de fretamento passeios na cidade em que o grupo vai ficar. Se vocês estão indo para o litoral, por exemplo, nada melhor do que contar com o mesmo ônibus para passear por várias praias. Mas não vá no improviso: planeje esses percursos antes e registre essa necessidade no contrato com a empresa de fretamento!

O conforto também é uma garantia do serviço. O grupo tem acesso a serviços básicos, como distribuição de água e, no caso de viagens mais longas, mantas. E, claro, é interessante checar o ônibus ao vivo antes de fechar negócio para ter certeza sobre o conforto das poltronas e espaço para os passageiros.

Mais liberdade

Não é só a praticidade que você precisa avaliar na hora de escolher o meio de transporte da sua viagem em grupo. Muita gente considera o percurso a parte chata de viajar — não é à toa: o simples fato de passar horas ao lado de estranhos já pode diminuir a diversão do caminho.

Esse cenário é bem diferente quando um grupo de conhecidos tem o ônibus todo para si. A conversa flui melhor, a interação entre todos é mais tranquila e até o contato com o motorista fica mais próximo. Por que não transformar o caminho até o destino em uma parte divertida da viagem?

Mais segurança

Segurança é essencial para viajar com tranquilidade. Quando você contrata um serviço de fretamento, garante seguro de viagem para todos os passageiros. Além disso, as melhores empresas de fretamento oferecem treinamentos constantes de direção preventiva para todos os motoristas — afinal, você precisa confiar em quem vai levar seu grupo até o destino de vocês.

Você também pode sossegar quanto aos registros dos ônibus: basta checar com o fornecedor do serviço se os veículos estão autorizados a realizar viagens intermunicipais e metropolitanas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) e viagens interestaduais pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O que você precisa fazer na prática?

Agora que você entendeu as vantagens do fretamento de ônibus para viagem, deve estar se perguntando como ele é realizado na prática, e quais detalhes precisa observar antes de fechar negócio com alguma empresa.

Confira abaixo alguns pontos importantes para você ficar atento:

A escolha do ônibus

Quantas pessoas vão viajar? Essa é a primeira pergunta que você precisa responder antes de escolher o ônibus. Em geral, trabalha-se com linhas entre 46 e 50 lugares — não é preciso preencher todos, mas o número de passageiros não pode exceder a capacidade do transporte. Você também precisa avaliar se é necessário ônibus com ar-condicionado e banheiro.

A lista de passageiros

Outra informação importante que você precisa fornecer à empresa de fretamento é a lista completa de passageiros. Não é burocracia sem sentido: para que a viagem fique dentro de todos os conformes da lei, a empresa precisa fornecer essa relação para a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), no caso de viagens em Minas Gerais, e para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no caso de viagem para outros estados.

O ideal é que você forneça a lista completa com, pelo menos, dois dias de antecedência, porque é preciso fazer a conferência de todos os nomes e número dos documentos dos passageiros.

Em caso de desistência de algum viajante, não há problema. O que não pode acontecer é levar alguém de última hora, só no momento de embarque — afinal, você quer uma viagem devidamente regularizada, certo?

E a lista tem que ser a mesma da ida e da volta? Sim, porém é possível voltar com mais pessoas. Mas, para que isso seja regulamentado, é necessário que as pessoas que vão fazer apenas o caminho de volta estejam listadas inclusive na relação de ida.

E, na hora do embarque, atenção: todos precisam estar com documento com foto! Não vale apresentar somente o CPF, por exemplo.

A reserva do fretamento

Para que contar com a sorte, não é mesmo? Para ter certeza de que haverá ônibus disponíveis, o ideal é fechar negócio com a empresa de fretamento cerca de um mês antes da viagem. Dependendo da disponibilidade de veículos, talvez ela consiga reservar um em um prazo mais apertado, mas é sempre melhor se prevenir.

E, se você já se cansou de ligar para empresas que não fornecem um orçamento na hora, tem razão em se aborrecer! O ideal é que ela já deixe o preço claro para você desde o início.

É assim que a Saritur trabalha. Por isso, se você quiser saber agora mesmo mais detalhes sobre o fretamento de ônibus para viagem, entre em contato conosco! Estamos preparados para tirar qualquer dúvida e fornecer uma viagem segura e confortável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *