Minas Gerais e o turismo religioso estão intimamente ligados. Com um importante papel no desenvolvimento do Brasil, as cidades mineiras cresceram e se fortaleceram junto às crenças e igrejas que foram construídas com riqueza e muita história.

Essa mistura de fé e história, aliás, é um dos motivos pelos quais roteiros e destinos voltados para a religiosidade atraem cada vez mais turistas. Mas engana-se quem acredita que o turismo religioso é pacato e apenas para reflexões e agradecimentos.

Neste post, listamos os principais destinos do turismo religioso mineiro e mostramos que ele traz muito mais do que conexão com suas crenças e fé. Acompanhe!

Santuário de Bom Jesus de Matosinhos

Situado em Congonhas, é um exemplar da arquitetura colonial brasileira, e além da igreja e adro central, seis capelas em seu caminho contam a Paixão de Cristo. Em seus arredores, além de bons restaurantes, também é possível visitar várias lojinhas de lembranças religiosas e de artesanato mineiro.

Igreja de São Francisco de Assis

Situada no Complexo Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, a também chamada “Igrejinha da Pampulha” se destaca por sua beleza e design. Desenhada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943, será reformada a partir do segundo semestre de 2018, mas a visita ainda pode ser realizada.

Santuário do Caraça

Situado em Catas Altas, o Santuário tem uma beleza exuberante e foi construído entre 1876 e 1883. Sua igreja, a Nossa Senhora Mãe dos Homens tem o estilo neogótico e para se hospedar em suas acomodações é preciso reservar com antecedência. Trilhas em meio às matas em seus arredores também encantam.

Igreja de São Francisco de Assis

Uma das muitas igrejas de Ouro Preto, foi construída em estilo Barroco por Aleijadinho. É preciso pagar uma taxa para a visitação, mas obras de Ataíde e sua beleza compensam.

Santuário de São João Batista

Construída em Barão de Cocais em 1764 com artes de Aleijadinho e Mestre Ataíde, possui um altar folheado a ouro belíssimo.

Catedral Basílica da Sé

Quem visita Mariana pode conhecer a Catedral da Basílica da Sé, inaugurada em 1760 também com obras de Aleijadinho como muitas outras construções da região. Possui órgão alemão no século XVIII, que apesar de não ser utilizado em concertos atualmente, adorna a Catedral.

Igreja São Francisco de Assis de São João Del-Rei

Datada de 1774, sua autoria também é atribuída a Aleijadinho. Foi fundada pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, e por sua beleza e importância histórica, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Possui obras talhadas em toda a nave e dois altares com assinatura do grande artista barroco.

Capela de Santa Rita

Seus 58 degraus fazem da Capela de Santa Rita um dos principais cartões-postais do Serro, dividindo a atenção dos seus visitantes com o Pico do Itambé e o centro histórico da cidade.

Possui uma única torre central com um relógio, e em seu interior elementos arquitetônicos inteligentes, como as falsas tribunas na nave, que sugerem um segundo andar para dar opulência à construção e adoração.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Em Caeté, é o ponto inicial de um dos mais recentes roteiros religiosos, o CRER, inspirado no conceito do famoso Caminho de Santiago de Compostela. Sua localização também chama atenção pela vista de tirar o fôlego e a presença de um observatório da Universidade Federal de Minas Gerais que também recebe visitantes uma vez por mês, no primeiro final de semana.

Capela Nossa Senhora do Ó

Assim como Ouro Preto, Sabará faz parte do circuito do ouro e muitas igrejas. Datada de 1717, a Capela chama atenção de seus visitantes pelo seu interior de madeira, cedro e ouro.

A verdade é que existem muitos destinos no turismo religioso de Minas Gerais, e até mesmo as igrejas menos conhecidas valem uma visita. Para quem deseja conhecê-las, viagens de ônibus podem ser a melhor solução, pois além de tudo, torna o deslocamento mais simples e econômico, não é mesmo?

Você já conhece algum desses destinos ou gostaria de visitá-lo ainda este ano? Deixe seu comentário dizendo também o que gostaria de agradecer ou pedir durante sua estadia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *