Excesso de bagagem, desorganização e falta de informação são alguns pontos que atrapalham os viajantes na hora de organizar a mala de viagem.

Ao viajar de ônibus, podem surgir dúvidas em relação à bagagem, não é mesmo? Afinal, poucas pessoas sabem, mas existe um limite em relação ao peso e ao tamanho da bagagem de ônibus.

Para que você não tenha contratempos na hora de viajar, preparamos este artigo solucionando as principais dúvidas sobre o assunto. Confira!

Qual é o limite de peso?

Ao comprar a sua passagem de ônibus, a bagagem já está incluída no valor do bilhete, então não é necessário gastar mais ao levar o que você precisa para realizar a sua viagem. No entanto, existem algumas regras quanto ao peso e à dimensão da bagagem de ônibus para garantir o conforto e a segurança dos passageiros.

Bagagem de mão

Na bagagem de mão, você deve levar os pertences mais valiosos e frágeis. Para que ela fique próxima a você durante a viagem, os veículos proporcionam um compartimento em cima das poltronas.

Essa bagagem não deve ter mais que 5kg e o tamanho deve ser condizente com o espaço oferecido, para não comprometer a segurança e o conforto dos passageiros.

Bagageiro

Sua mala deve pesar, no máximo, 30kg e não deve ultrapassar 1 metro de diâmetro. Mesmo as companhias de ônibus sendo bastante maleáveis em relação à bagagem, é importante seguir essas medidas.

Quais são os principais erros cometidos em relação à bagagem?

É muito comum que as pessoas queiram levar praticamente todo o guarda-roupas em uma viagem para não sentir falta de nenhuma peça, não é mesmo? Mas, para atender às normas de transporte de bagagens de ônibus, é preciso ter cuidado e não cometer alguns erros básicos. Veja alguns deles a seguir.

Levar mais que o necessário

Sempre leve uma quantidade de itens que seja condizente com o tempo que você vai passar na viagem. Além disso, para cada viagem, um tipo de roupa se faz necessária. Se for uma viagem para destinos quentes, roupas de calor; se for para destinos frios, roupas de inverno. 

Preocupar-se apenas com a dimensão da mala

Muitas vezes, a dimensão da mala pode nos enganar. Isso porque, mesmo que todos os itens caibam em uma mala pequena, ela pode ficar mais pesada do que parece e extrapolar o limite de peso.

Deixar para organizar em cima da hora

Se você é do tipo de viajante que não gosta de exceder as normas, não quer receber multas e não gosta de ser surpreendido ao esquecer algum item indispensável, prepare a sua mala com antecedência. Assim, você terá certeza de que está levando tudo o que precisa e poderá viajar com tranquilidade.

Como organizar a mala de viagem?

Como mencionamos, para evitar transtornos, é importante organizar a sua bagagem com antecedência. Dessa forma, você não sofre com os imprevistos e ainda consegue garantir os cuidados com a bagagem. Confira!

Faça uma lista

Antes de começar a organizar a sua mala, faça uma lista de tudo que vai precisar. Isso pode ajudar você a levar apenas o necessário e não esquecer algum item.

Comece pelos itens mais importantes

Roupas íntimas, produtos de higiene e medicamentos são itens indispensáveis, que devem acompanhar o viajante para qualquer destino. Logo, esse é um bom ponto de partida. Depois, pense nas roupas certas e nas combinações possíveis. 

Otimize os espaços da mala

Saber acomodar tudo dentro da mala é muito útil. Mantenha as peças menos volumosas por cima das peças maiores e utilize os pequenos espaços e bolsos para acomodar alguns itens pequenos.

Lembre-se: leve apenas o necessário, acomode tudo da maneira correta e não tenha contratempos. Afinal, os limites de peso para a bagagem de ônibus devem ser respeitados e, assim, você aproveita melhor a sua viagem!

Quer saber mais sobre o assunto? Então, conheça mais alguns cuidados com a bagagem ao viajar de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *