Quer aproveitar sua viagem de ônibus sem dores musculares, cãibras e problemas de circulação? Confira dicas de alongamento para fazer durante o percurso!

Você está animado com a viagem, já arrumou as malas e conferiu os documentos, certo? Porém, talvez você esteja esquecendo que também é fundamental pensar no seu corpo, ainda mais se o destino exigir que você passe muito tempo sentado no ônibus.

É importante se alongar antes de viajar e também durante o percurso para que você chegue bem-disposto ao destino e possa aproveitar todos os momentos.

Neste post, vamos mostrar os riscos para a saúde de ficar muito tempo na mesma posição e quais exercícios de alongamento você pode fazer durante a viagem. Acompanhe!

Quais os riscos de ficar muito tempo sentado durante a viagem?

É importante pensar na sua saúde ao se planejar para uma viagem de ônibus. Como é um passeio no qual o turista passa bastante tempo sentado, isso pode gerar dores musculares, na coluna, cãibras e problemas de circulação.

O perigo está justamente na circulação: quando as pernas ficam imóveis e para baixo durante muito tempo, comprometem o fluxo de sangue, que começa a ficar mais grosso e pode, em casos mais graves, formar coágulos — a chamada trombose. O risco da doença é ainda maior para algumas pessoas, como:

  • diabéticos;
  • idosos;
  • obesos;
  • gestantes;
  • fumantes.

Então é melhor não realizar os planos de viagem? Pelo contrário! Viajar faz muito bem para pessoas de todas as idades! Para evitar qualquer problema de saúde, a dica é simples: se cuide. No caso das viagens de ônibus, uma forma de fazer isso é se alongando.

Quais exercícios de alongamento devem ser feitos?

É importante se alongar antes de viajar, esticando as pernas, braços, ombros e pescoço para ficar com o corpo mais flexionado na hora de entrar no ônibus. Durante o percurso, você também deve mexer os músculos. Veja os exercícios que podem ser feitos na poltrona:

  • rotacione o pescoço: deixe os ombros relaxados e gire suavemente o pescoço para frente, para trás e para os lados;
  • estique os ombros: coloque a mão direita nas costas de modo a tentar encostar no ombro esquerdo. Estando nessa posição, segure o cotovelo do braço direito e alongue para a esquerda por 15 segundos. Depois, repita o mesmo exercício com o outro braço;
  • levante os joelhos: incline o corpo para frente e segure o joelho na direção do peito por 15 segundos. Repita o exercício com o outro joelho;
  • rotacione os ombros: faça movimentos circulares com os ombros para frente e para trás;
  • movimente os pés: deixe os calcanhares apoiados no chão e levante o peito dos pés. Depois rotacione os tornozelos.

Quais outros cuidados tomar?

Uma das vantagens de se viajar de ônibus é que, geralmente, são realizadas paradas — bons momentos para descer, andar um pouco, esticar as pernas e se alongar. Por isso, desça em todas as paradas e aproveite esse tempo. Só fique atento aos horários estabelecidos pelo motorista, para não atrasar o passeio.

Outra medida de cuidado com a saúde e que pode ajudar quem vai passar muito tempo sentado é beber bastante água para favorecer a circulação. Além disso, não se esqueça de viajar com roupas e sapatos confortáveis.

Você já sabia que, além de se alongar antes de viajar, é possível fazer os exercícios para esticar o corpo mesmo estando sentado na poltrona? Se alongar é uma ótima maneira de evitar dores e mal-estar e, assim, você terá bastante ânimo para curtir o destino escolhido.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam como se cuidar nas viagens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *