Quem gosta de viajar e costuma fazer isso com frequência já tem experiência: sabe que deve planejar com antecedência o roteiro, as reservas de hospedagem e a compra de passagens para que consiga preços melhores e não corra o risco de não conseguir vaga. Mas há algo que nem sempre recebe a devida atenção dos viajantes. Estamos falando dos cuidados com a saúde antes de viajar.

Apesar de o assunto ser, muitas vezes, negligenciado, é fundamental tomar algumas precauções para que nada atrapalhe a diversão do seu passeio. Você já pensou nisso antes? Se não, que tal dar uma olhada nas sugestões de cuidados que você pode ter antes de embarcar? Você verá que são ações bem simples, mas que podem fazer toda a diferença para garantir a tranquilidade nas suas férias. Confira!

Faça um check up completo

Não pense que é exagero consultar um médico para verificar como anda a sua saúde nas semanas anteriores à viagem. Esse cuidado é importante para prevenir que situações desagradáveis possam interromper o seu passeio. Se tiver algum tipo de doença crônica, então, essa medida é fundamental.

Dá menos trabalho do que você imagina: exames de rotina são suficientes para saber se está tudo bem com seu organismo. Eles costumam ser simples e os resultados ficam prontos em, no máximo, uma semana.

No caso de pessoas com diabetes, pressão alta ou problemas no coração, vale verificar se há medicação suficiente até o retorno, pois pode ser preciso fazer uma consulta para solicitar uma nova prescrição.

Leve um kit com medicamentos básicos

Você pode separar alguns remédios e carregá-los para garantir que nada falte enquanto estiver fora de casa. Vale a pena pensar em levar algo para dor de cabeça ou dor muscular e algo que ajude caso tenha enjoos.

Também é interessante ter na mala algum curativo e um antisséptico, para casos de pequenos acidentes. Já quem tem doenças crônicas, como mencionamos no tópico anterior, deve carregar os medicamentos que costuma precisar rotineiramente.

Verifique a atualização das vacinas

Essa questão é de extrema importância, principalmente porque, dependendo da região para onde se vai viajar, há algumas doenças endêmicas, que podem ser evitadas se você estiver imune. Verifique se os lugares que vai visitar têm alguma recomendação nesse sentido e procure o serviço de saúde da sua cidade com antecedência.

Crianças menores de dois anos e idosos precisam tomar a vacina contra a gripe todos os anos, segundo recomendação do Ministério da Saúde. Demais pessoas devem atualizar a carteira de vacinação para se manter imunizadas contra febre amarela e tétano.

Ao tomar esses cuidados com a saúde antes de viajar, certamente você correrá menos riscos de ter algum problema relacionado ao seu bem-estar e segurança. Por isso, não deixe de seguir as nossas dicas e, se achar melhor, procure um especialista para ajudar você a tomar as melhores decisões sobre medidas de precaução.

O que achou das nossas recomendações? Quer saber mais informações sobre como garantir uma viagem tranquila? Então, leia o nosso artigo que mostra a importância de se alongar durante as viagens de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *