Viajar é um prazer que não precisa ser restrito a poucas pessoas e a determinadas épocas do ano. Seguindo algumas dicas, é possível fazer ótimas viagens gastando pouco

Viajar é um sonho compartilhado por muitos. Afinal, representa o momento de conhecer novos lugares, sair da rotina, fazer novas amizades e viver momentos inesquecíveis com a família e amigos.

No entanto, ao considerar os gastos com a viagem, o orçamento pode ser motivo para que você desanime e pense que não pode aproveitar o passeio. Mas, com planejamento e seguindo algumas dicas, é possível viajar em qualquer época do ano.

Quer saber como viajar com pouco dinheiro? Continue a leitura e confira as 4 dicas que separamos para você!

1. Pesquise com antecedência

Uma viagem começa muito antes do embarque. Isso porque o planejamento é indispensável, ainda mais quando a intenção é viajar com pouco dinheiro. Por isso, pesquiso tudo sobre o seu destino.

Saiba qual é a melhor opção de hospedagem, procure as passagens mais baratas e descubra quais são os melhores locais para fazer compras básicas de alimentação e produtos em geral.

Esse planejamento faz com que você conheça melhor o seu destino antes mesmo da chegada e, dessa forma, você economiza tempo, dinheiro e não cai em armadilhas financeiras do turismo convencional.

2. Evite hospedagens convencionais

Um dos maiores gastos com uma viagem costuma ser a hospedagem. Por isso, priorizar formas alternativas de hospedagem é fundamental. Opções como couchsurfing, hostel, albergues e campings, além de serem aconchegantes, ajudam a controlar o orçamento de viagem.

Ao se hospedar em um hostel, por exemplo, você tem acesso a espaços compartilhados com outros hóspedes e, assim, é mais fácil conseguir dicas de restaurantes e mercados usados pelos locais; dias e horários de feiras, festas, museus e atrativos gratuitos. Além disso, essas hospedagens costumam ter cozinha equipada, onde você pode preparar as suas refeições.

3. Pense com cuidado sobre a locomoção

Para uma viagem de curta duração, aquelas realizadas nos finais de semana e feriados, o melhor é priorizar os destinos mais próximos. Nesse caso, viajar de ônibus é uma excelente alternativa. Afinal, utilizar o transporte rodoviário tende a ser mais barato e prático, além de todo o conforto e comodidade.

Já no seu destino, a locomoção na cidade pode ser dispendiosa. Por isso, priorize as caminhadas e o uso de bicicletas, se possível. Além de exercitar e economizar em passagens ou combustível, você tende a conhecer muito melhor o deu destino. O uso de transportes coletivos também é uma boa opção.

Se a sua viagem for realizada com um grupo de amigos, por exemplo, pesquise por fretamento de veículos — isso pode baratear a sua viagem e dar mais autonomia ao roteiro que você estipulou. Não deixe de pesquisar também por fretamento de ônibus: a melhor opção para que vocês não tenham preocupações e viajem com conforto e segurança.

4. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é grande aliada nas nossas tarefas diárias e pode ser, também, uma ótima parceira para nossas viagens. Afinal, existe uma infinidade de aplicativos para fazer controle financeiro, encontrar hospedagens alternativas, conhecer pontos turísticos gratuitos e seus horários de funcionamento, além de saber quais são as melhores rotas de locomoção por meio de mapas interativos, por exemplo.

Seguindo essas dicas, fica mais fácil colocar o pé na estrada e viajar com pouco dinheiro, não é mesmo? Com conhecimento e planejamento, você fará isso de maneira segura e confortável.

Quer saber mais? Então, leia este artigo que separamos para você e conheça os benefícios de ser um cliente Saritur!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *