Gastronomia inigualável, história, belezas naturais e o famoso queijo esperam por você em Minas!

O queijo minas têm um valor que vai além de alimento: ele representa um dos maiores símbolos da “mineiridade”, tendo muita importância para a cultura e para a economia do estado.

Premiado no exterior e alçado à categoria de Patrimônio Cultural Brasileiro, o queijo minas é um delicioso convite a conhecer suas belas regiões produtoras, com muita história, belezas naturais e, claro, acompanhado de um bom cafezinho coado na hora. 

Quer conhecer as regiões produtoras de queijo em Minas Gerais? Confira a seguir!

Por que o queijo minas é especial?

Em Minas Gerais, a técnica chegou com o portugueses. A produção leiteira em condições ambientais especiais do solo mineiro resultaram em queijos inigualáveis, com traços característicos de cada região. Por isso a diversidade ímpar em sabor, acidez e textura.

Antes de ser declarado Patrimônio Cultural, a receita artesanal do queijo chegou a ser proibida. A vigilância sanitária considerou que o derivado não poderia ser feito com leite cru, o que descaracteriza o legítimo processo artesanal. 

Contudo, estabeleceram-se normas sanitárias para garantir sua qualidade, até que a receita da iguaria ganhou o título. Assim, em algumas regiões, o queijo pode ser produzido de acordo com seus métodos tradicionais.

1. Serro: uma região colecionadora de prêmios

Os queijos da região do Serro, com mais de 300 anos de história de produção, estrelam dentre os mais premiados do país. 

Além dos queijos inigualáveis, a região brinda seus visitantes com cachoeiras, belas paisagens, arquitetura histórica colonial, fazendas e, claro, com a famosa gastronomia mineira.

Se o passeio incluir Conceição do Mato Dentro, vale a pena conhecer a cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior queda d’água do Brasil.

2. Região de Diamantina: queijos, música e história

Visitar a cidade é uma excelente pedida: além de poder degustar queijos especiais, o visitante admira um belíssimo conjunto arquitetônico, agraciado com o título de patrimônio cultural da humanidade em 1999. 

A terra de Juscelino Kubitschek promove concertos musicais ao ar livre, as famosas “vesperatas”, tradição herdada das práticas musicais do século XIX. Os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões históricos e o público assiste da rua.

O passeio pode ser complementado com visitas aos vilarejos de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras.

3. Araxá: prêmios, queijos e águas milagrosas

A região de Araxá ainda pleiteia o selo de produtora artesanal de queijo minas. Contudo, também é uma das produtoras mineiras que conquistaram medalhas em concursos internacionais.

A terra de Dona Beja, famosa personagem da cidade, oferece diversas atrações, começando pelas termas, com seus banhos e tratamentos de beleza. A arquitetura colonial, os restaurantes, fábricas de doces, cachaças e fontes de “águas milagrosas” também são admiráveis.

4. Serra da Canastra

A região apresenta números impressionantes: são 800 produtores que fabricam mais de 576 toneladas de queijo por ano.

Hoje, o queijo Canastra é marca registrada pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Por isso, o legítimo Canastra só pode ser produzido nas cidades de São Roque de Minas, Bambuí, Medeiros, Delfinópolis, Piumhi, Vargem Bonita e Tapiraí. 

A Serra da Canastra é uma região de extrema beleza natural. Abriga o Parque Nacional da Serra da Canastra, a nascente do Rio São Francisco e a cachoeira Casca D’Anta, com queda livre de 186 metros.

Além disso, é uma região com rico artesanato, paisagens bucólicas e muitas cachoeiras, tudo para compor passeios inesquecíveis.

Minas Gerais produz 50% dos queijos consumidos no Brasil. Isso prova que temos um estado especialista nessa arte. Além dos queijos, os mineiros ainda se destacam na produção de cafés especiais, cachaças, azeites e até vinhos. 

Somados às belezas naturais do cerrado e a uma culinária tentadora, há quem diga que temos uma Toscana em pleno Brasil. Para aproveitar o máximo, o ideal é viajar de ônibus, para passeios seguros, econômicos e práticos.

As regiões produtoras de queijo minas são irresistíveis, mas não deixe de visitar BH e seus arredores, onde os deliciosos queijos também podem ser encontrados.

Para conhecer outros lugares especiais e ter as melhores dicas de viagem, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *