Conforto, comodidades e custo da passagem são alguns dos fatores que variam de acordo com cada categoria de ônibus

Para diferentes perfis de pessoas, assim como para cada estilo de viagem, existem diferentes tipos de ônibus e é preciso entendê-las. Afinal, dependendo do percurso, os passageiros tendem a ter necessidades diversas. Fazer a escolha certa influencia no conforto, comodidade, valor da passagem, serviços oferecidos e muito mais. 

Na hora de comprar passagem de ônibus, você tem dúvidas sobre qual tipo de ônibus de viagem melhor atende as suas necessidades? Então, continue a leitura e conheça as características das principais categorias de ônibus!

Viajar de ônibus é uma excelente alternativa

As viagens de ônibus estão se tornando cada vez mais completas e confortáveis para seus passageiros. Cadeiras reclináveis, cobertores, televisões e Wi-Fi são alguns dos serviços que atraem viajantes que prezam por conforto e que realizam percursos mais longos.

Já para as pessoas que não se importam muito com algumas comodidades ou fazem viagens curtas, existem categorias que oferecem apenas os serviços mais básicos: ar-condicionado e, na maioria dos casos, banheiro. 

Conheça os tipos de ônibus de viagem

Antes de comprar sua passagem, é preciso saber quais são os tipos de ônibus e o que cada categoria oferece. Veja a seguir!

Convencional

Essa categoria é a mais simples de todas e, por isso, a mais econômica. É ideal para pessoas que não buscam por muito conforto ou pretendem realizar trajetos mais curtos. A passagem garante uma poltrona reclinável, ar-condicionado e banheiro.  

Executivo

Com encosto mais reclinável que o convencional, esse tipo de ônibus também oferece frigobar com água, banheiro e ar-condicionado — o que supre bem as necessidades dos passageiros em viagens de média duração. Além disso, as passagens são mais acessíveis que as categorias com leito.

Semi-leito

Com mais conforto do que as categorias anteriores, esse tipo de ônibus é bom para viagens longas ou até mesmo a trabalho, já que nesse tipo de viagem é muito importante descansar. Nele, você poder contar com apoio para as pernas, TV, ar-condicionado e frigobar com água.

Leito

Essa categoria é indicada para viagens a trabalho ou para quem não dispensa o conforto. As passagens podem custar um pouco mais, já que esse tipo de ônibus tem poltronas mais espaçosas com inclinação de 180º e aparelhos de TV, além de tudo o que as categorias inferiores oferecem.

Leito-cama

Essa é a modalidade para quem realiza diversas viagens a trabalho ou para quem quer chegar bem descansado no destino. As poltronas são mais espaçosas, os apoios dos pés são reguláveis e serviços de lanches e refeições podem ser oferecidos. Devido às diversas vantagens, os valores das passagens costumam se mais altos.

Escolha o tipo de ônibus ideal

Cada perfil de viagem e de passeiro se enquadra melhor em uma determinada categoria. Por isso, é preciso se conhecer e avaliar, dentro das características apresentas, qual tipo de ônibus de viagem atende melhor as suas necessidades. Antes de comprar a sua passagem, considere os seguintes pontos:

  • tipo de viagem (a lazer ou a trabalho);
  • distância do percurso;
  • preço da passagem;
  • conforto;
  • serviços oferecidos.

Além de avaliar essas questões, é importante conhecer as políticas de serviços das companhias rodoviárias  confira quais delas oferecem facilidades para a troca de passagens, por exemplo.

Com essas informações, será muito mais fácil saber qual é o seu perfil de viajante e qual tipo de ônibus é ideal pra você, não é mesmo?

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter e não perca as novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *