História, cultura e atividades ao ar livre fazem dessa cidade um destino ideal

Viajar pelas cidades de Minas Gerais é uma das melhores maneiras de conhecer mais sobre a história do Brasil.

Com vasta tradição cultural, gastronômica, religiosa e beleza natural exuberante, o estado atrai milhares de turistas.

Uma das cidades procuradas é Brasília de Minas, que desperta o interesse de viajantes por seu nome, sua história e seus atrativos.

Quer saber mais sobre Brasília de Minas e o que fazer na cidade mineira? Continue a leitura e confira!

Onde fica Brasília de Minas?

A pequena cidade do estado de Minas Gerais, a 520 km de Belo Horizonte, carrega o nome semelhante ao da capital brasileira, Brasília. Na verdade, antes de construída, a cidadezinha mineira se chamava assim. Logo, com disputas políticas, o nome foi cedido à moderna cidade do Centro-Oeste e a pacata cidade de minas passou a ser chamada de Brasília de Minas.

Nesse acordo, o então presidente Juscelino Kubitschek prometeu reservar verbas para levar melhorias à cidade mineira e também construir uma estrada que ligaria as duas cidades. Então, a pequena cidade cedeu às pressões presidenciais e alterou seu nome. No entanto, as promessas feitas aos cidadãos de Brasília de Minas nunca foram cumpridas.

Sua população, com pouco mais de 31.000 habitantes, se orgulha da história da cidade e está habituada a receber visitantes que buscam conhecer mais sobre a região. Aos que visitam Brasília de Minas, cultura tradicional, passeios naturais e boa hospitalidade são encontradas.

Por que visitar Brasília de Minas?

Assim como muitas cidades mineiras, Brasília de Minas atrai turistas interessados em atividades ao ar livre, passeios histórico-culturais e gastronomia. A cidade oferece aos visitantes a tradicional hospitalidade interiorana. Dentre os atrativos naturais, a Cachoeira do Riachão proporciona deliciosos banhos em águas naturais. 

É claro que a história é um atrativo à parte. Na Praça da Igreja Matriz de Nossa senhora de Sant’Ana se inicia o roteiro da cidade. Palco de disputas políticas regionais que levaram a cidade a ser chamada de Brasília e, posteriormente, Brasilia de Minas, a igreja é um atrativo arquitetônico à parte.

A Barragem de São Lourenço é outro cartão-postal da região. Para quem gosta de passeios em meio à vegetação natural, essa é garantia de lazer. Lá é possível fazer piqueniques e tomar banhos no lago. Tudo isso com um belo visual e deslumbrante fim de tarde.

Como ir para Brasília de Minas? 

O destino é perfeito para quem quer desbravar o estado mineiro e fugir de destinos mais conhecidos e, por consequência, mais cheios. A maneira mais acessível de chegar à cidade vindo de outros estados é desembarcar em Belo Horizonte. Viajar de ônibus para a cidade é uma opção acessível, confortável e segura.

A cidade de Uberlândia também pode ser uma alternativa de partida. Para quem pretende viajar com pouco dinheiro, pode ser a melhor escolha. São aproximadamente 634 km de estrada, com belas paisagens pelo caminho.

Brasília de Minas ainda é um destino pouco conhecido, mas tem potencial de agradar os variados perfis de turistas. Vida interiorana, culinária mineira, cultura tradicional e atividades ao ar livre são boas atrações de lazer e deixam uma viagem de final de semana completa além.

Quer saber mais sobre Brasília de Minas e outras cidades do estado? Então, entre em contato com nossa equipe para solucionarmos suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *