Existe um benefício para que os jovens possam conhecer cidades de outros estados sem pagar a passagem: a ID Jovem

Muitos jovens sonham em conhecer cidades em outros estados para descontrair e visitar atrações, mas, às vezes, não conseguem se deslocar por conta dos custos de uma viagem. No entanto, existe uma solução para isso.

Ao viajar com ID Jovem, é possível fazer os trajetos sem custo algum e, ainda, obter outros benefícios. O documento é disponibilizado pelo governo federal para pessoas que cumprem alguns pré-requisitos, porém, como não é muito divulgado, pouca gente fica sabendo que pode usufruir de diferentes serviços, como conseguir viajar de graça ou pagar meia-entrada em eventos.

Quer entender o que é a ID Jovem, como obter essa identidade e, principalmente, como utilizá-la em viagens? Então, confira nosso post e fique por dentro das principais informações sobre esse benefício!

Afinal, o que é a ID Jovem?

 A ID Jovem, sigla para Identidade Jovem, é um benefício oferecido para a população jovem de baixa renda que permite acesso a eventos artísticos, culturais e esportivos, além de viagens interestaduais. Acompanhe, a seguir, os principais benefícios oferecidos por esse documento.

Viajar com ID Jovem

Uma das grandes vantagens é a gratuidade em passagens de ônibus interestaduais, ou seja, para outros estados. Em cada viagem há duas passagens reservadas para pessoas que tenham o documento. Caso esses assentos já estejam ocupados, a ID Jovem dá direito às passagens pela metade do valor.

Portanto, é um incentivo para que os jovens possam se deslocar sem a necessidade de gastar com o bilhete ou economizar na viagem de ônibus (caso tenham que pagar 50% do valor da passagem). Mas atenção: o benefício não é válido para viagens de um município a outro dentro do mesmo estado.

Meia-entrada em eventos

O jovem que possui o documento pode aproveitar a programação artística e esportiva da sua cidade, como cinemas, teatros, exposições artísticas e jogos de diferentes modalidades. O benefício dá direito ao pagamento de meia-entrada nesses eventos.

Inscrição gratuita em concursos públicos e vestibulares

A ID Jovem também pode ser um auxílio para jovens que querem participar de vestibulares de universidades públicas ou participar de concursos, pois garante a isenção na inscrição desses exames. 

Quem pode ter a ID Jovem?

Viu só como é possível viajar com ID Jovem, além de aproveitar outros benefícios? Porém, existem alguns pré-requisitos para poder tirar esse documento. Veja a seguir:

  • ter entre 15 a 29 anos — sem, necessariamente, ser estudante;
  • apresentar renda familiar de até 2 salários-mínimos;
  • ter uma inscrição no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) com o NIS (Número de Inscrição Social) ativo.

Algumas pessoas pensam que pode ser burocrático conseguir essa identidade, mas é simples: a primeira recomendação é ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município para realizar o cadastro no CadÚnico.

Caso a documentação esteja em ordem, é gerado um número de NIS e, com esse número, o jovem já consegue gerar sua ID Jovem. Para isso, basta acessar o aplicativo ou o site oficial do programa e inserir os dados solicitados. 

De que forma a ID Jovem deve ser utilizada em viagens?

Se você tem interesse em viajar com a ID Jovem, precisa saber como utilizar esse benefício para adquirir as passagens. De acordo com Jizel Ferreira, assistente de SAC da Saritur, o beneficiário precisa ir até o guichê da companhia, apresentar a ID Jovem e o documento de identidade — é importante destacar que somente o jovem titular pode pegar o bilhete.

Caso a empresa de ônibus se recuse a aceitar a identidade, é preciso solicitar uma justificativa formal por escrito, com data, hora, local e o motivo de não aceitar o documento. Além disso, esse tipo de irregularidade deve ser comunicada à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

Prazo para adquirir a passagem

Um ponto importante, além de saber que o direito da gratuidade só vale para passagens interestaduais, é se programar para adquirir o bilhete com antecedência. Isso porque ele só é disponibilizado até 3 horas antes da viagem, para que as empresas de transporte rodoviário consigam se organizar. Se você tiver certeza sobre o dia da viagem, pode reservar o assento até 60 dias antes da data.

Categorias de ônibus

A ID Jovem não vale para viagens em todos os tipos de ônibus. Segundo Jizel Ferreira, o benefício só se aplica para a categoria convencional, ou seja, não é válida para a modalidade executivo ou leito. 

Impossibilidade de compra online

Apesar de todas as facilidades do bilhete eletrônico, adquirido pela internet, a passagem adquirida com o benefício da ID Jovem, até o momento, só pode ser retirada presencialmente, diretamente no guichê da companhia de ônibus.

Atualização do documento

O jovem também deve saber que o documento tem validade: é preciso renovar a ID Jovem a cada 3 meses, pois, para viajar e conseguir outros benefícios, ela deve estar atualizada.

Como escolher a melhor empresa de ônibus?

Se você tem direito ao benefício e já está se programando para viajar para outros estados, escolha uma empresa de transporte rodoviário com referência no mercado, que conte com motoristas treinados para que você faça uma viagem segura e tranquila.

Agora você sabe que é permitido viajar com ID Jovem sem gastar nada, não é mesmo? Então, não deixe de aproveitar o benefício para conhecer novos lugares viajando no conforto de um ônibus.

Caso tenha qualquer dúvida sobre como usar esse documento, entre em contato com a companhia de ônibus com antecedência para não ter problemas na hora de pegar a passagem.

Quer descobrir para quais destinos em Minas Gerais você pode viajar usando esse benefício? Entre em contato com a Saritur e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *