Minas Gerais tem ótimos destinos para quem está pensando em fazer uma viagem de fim de semana. São tantas opções que pode ser difícil escolher, mas temos algumas sugestões!

Já pensou em fazer um roteiro de viagem em Minas Gerais para um fim de semana? Não é má ideia, já que o estado abriga cidades históricas, gastronomia excelente e uma cultura capaz de encantar qualquer visitante.

Se você quer aproveitar tudo isso mesmo com tão pouco tempo para o passeio, o ideal é que você faça um bom planejamento. E, para ajudar na escolha do destino, listamos, neste post, 4 cidades mineiras que vão proporcionar a você uma experiência incrível nesses dias de passeio. Confira nossas sugestões e comece já a fazer as malas!

1. Monte Verde

Quem busca uma cidade charmosa para passar bons momentos ao lado de alguém especial e aproveitar o melhor da gastronomia mineira pode escolher um fim de semana em Monte Verde.

A cidade tem fácil acesso de ônibus, partindo tanto da capital mineira quanto de São Paulo, e é ainda mais perfeita se for visitada no inverno, quando oferece aconchego em suas pousadas e hotéis preparados especialmente para receber os turistas nessa época do ano.

O destino também é uma boa escolha para quem gosta de praticar o turismo ecológico. O Parque Verner Grinberg, por exemplo, oferece trilhas e um contato direto com a natureza exuberante da Mata Atlântica.

2. Ouro Preto

É quase impossível pensar em um roteiro de viagem em Minas Gerais sem mencionar esse verdadeiro museu a céu aberto. Ouro Preto oferece, em suas ruas e ladeiras, o que há de mais interessante na arquitetura histórica brasileira.

Alguns dos destaques são as igrejas barrocas, como a de São Francisco de Assis, a Basílica Nossa Senhora do Pilar e a Santa Efigênia dos Homens Pretos. Você também poderá contemplar as obras de Aleijadinho, reunidas em museu, ou as minas de ouro abertas à visitação pública, que contam a história do estado.

3. Diamantina (Parque Estadual do Rio Preto)

Outra opção para quem prefere os lugares que permitem um contato maior com a natureza é a região de Diamantina, mais precisamente em São Gonçalo do Rio Preto. Nele, você verá o que chamamos de única cordilheira brasileira, a Serra do Espinhaço, que começa em Minas e vai até a Bahia, na Chapada Diamantina.

São mais de 12 mil hectares com piscinas naturais, cachoeiras, nascentes de rios, fauna e flora preservadas. O Parque Estadual do Rio Preto fica aberto de terça a domingo, das 7 às 17 horas. Tenha atenção, apenas, aos períodos mais chuvosos, que costumam ocorrer entre dezembro e março.

4. Brumadinho

Você já deve ter ouvido falar no Instituto Inhotim, não é mesmo? Esse incrível museu ao ar livre fica em Brumadinho e abriga diversas obras da arte contemporânea brasileira. Além disso, toda a beleza artística está aliada às diversas e exuberantes espécies botânicas presentes no espaço. 

Como o museu tem uma área de 110 hectares e diversas atrações para serem visitadas, é preciso mais de um dia para conhecer tudo. Para garantir que o tempo seja bem aproveitado, evite agendar sua viagem para os meses entre novembro a fevereiro, quando as chuvas na região são mais intensas.

Essas foram apenas algumas sugestões de roteiro de viagem em Minas Gerais para quem pretende passear aos fins de semana. O estado oferece inúmeras opções para todos os gostos, incluindo experiências gastronômicas incríveis e conhecimento da história e da cultura brasileira, preservada em suas cidades.

Já começou a pensar na sua próxima viagem? Então aproveite e leia nosso post sobre como escolher os melhores modelos de malas de viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *