Cultura, boemia e um ar de cidade do interior dão toques especiais a esse bairro. Confira o nosso artigo para conhecer um pouco sobre o Santa Tereza!

Um dos bairros mais tradicionais de Belo Horizonte, o Santa Tereza mistura o clima de cidade do interior, com suas casas em arquitetura modernista típica de meados do século XX, com uma vida boêmia agitada, com alguns dos bares mais famosos da cidade.

Nossa proposta neste post é contar um pouco da história do lugar, além de listar lugares indispensáveis para se conhecer por lá. Confira!

História

O bairro Santa Tereza foi formado, principalmente, a partir da chegada de imigrantes italianos e portugueses que se mudaram para Belo Horizonte com a finalidade de trabalhar na construção da nova capital, no final do século XIX. Muitas das famílias desses imigrantes ainda vivem no bairro, que fica a cerca de 15 minutos do centro da cidade.

A região é conhecida por ser o berço de um dos movimentos musicais mais importantes da cultura brasileira: o Clube da Esquina. Foi nesse bairro que músicos como Milton Nascimento, Lô Borges e Fernando Brant compuseram clássicos como “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “O Trem Azul” e “Clube da Esquina nº 2”, mesclando elementos da cultura mineira, do rock dos anos 1960 e da MPB.

Dentre outros artistas de renome que frequentavam o bairro, estão os músicos do Skank e do Sepultura, além de escultores, atores e artistas plásticos que moram na região.

Indicamos a seguir quatro lugares clássicos para se conhecer no bairro.

1. Praça Duque de Caxias

Localizada na rua Mármore, em frente à Igreja Santa Tereza, a praça é um dos pontos de referência do bairro. Ela evoca as clássicas praças de cidade do interior, circundada por bares, sorveterias e uma escola.

Durante o dia, reúne crianças, famílias e idosos, que brincam e descansam nos bancos espalhados por debaixo das suas árvores. À noite, é ponto de encontro para jovens e adultos à procura de bares para tomar uma cerveja gelada, acompanhada de um bom tira-gosto.

2. Restaurante Bolão

Ao lado da praça fica um dos bares mais tradicionais da cidade, o Bolão. Um dos pratos mais pedidos da casa é o macarrão à bolonhesa, ótimo para matar a fome. Outros pratos típicos, como o mexidão e o tropeiro, compõem o cardápio da casa.

3. Clube da Esquina

O Clube da Esquina não é exatamente um lugar, mas uma referência às esquinas entre as ruas Paraisópolis e Divinópolis, onde Milton Nascimento e Lô Borges costumavam se reunir para tocar violão, na juventude. Por muitos anos, na rua Paraisópolis, funcionou o bar Godofredo, onde músicos daquela geração costumavam fazer shows e ficar na plateia. No local, hoje funciona o bar Museu Clube da Esquina, com a mesma proposta e a ideia de manter viva a memória do movimento musical.

4. Bar do Orlando

Nos limites do bairro, próximo à linha férrea, fica um dos bares mais icônicos de Belo Horizonte. De pé, do outro lado do balcão, o seu Orlando, no alto da sua cabeleira branca, dá saída às cervejas, cachaças e petiscos expostos em uma clássica estufa de vidro.

O bar é frequentado por um público jovem, que se espalha pela calçada ao lado, lotando as ruas nas noites de quarta-feira a sábado.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa parte especial de Belo Horizonte, que tal comprar uma passagem na Saritur para conhecer o Santa Tereza de perto?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *