As viagens já começam no momento em que arrumamos nossas bagagens. Nesse momento, é preciso imaginar o passeio, tendo em mente tudo o que será necessário levar. Mas, antes ainda, é fundamental conhecer os tipos de mala de viagem.

Para isso, alguns fatores devem ser levados em conta para evitar transtornos e viajar com o máximo de conforto possível. E você, já escolheu a mala para o seu próximo passeio? Acompanhe este post para entender melhor o que você deve observar antes de fazer sua decisão.

Tipos de mala de viagem

Com rodinhas

As malas com rodinhas estão entre as mais práticas para levar consigo em uma viagem. Isso porque permitem que coloquemos nossos objetos pessoais sem que nos preocupemos tanto com o peso final. Assim, é possível arrastá-la sem grandes esforços.

Existem, ainda, aquelas com rodinhas que giram 360º. Dessa maneira, nem mesmo a inclinação é um problema, já que é possível movê-la com a mala estando totalmente na vertical.

Na hora da compra, tenha atenção ao material com o qual os rolamentos são feitos. O poliuretano, por exemplo, costuma ser bastante resistente.

Mala de mão

Levar uma mala de mão é muito importante para ter sempre por perto coisas que podem ser necessárias em qualquer momento. São elas: remédios, escova de dentes, garrafinha de água, óculos escuros etc.

No momento da escolha, é importante dar preferência para aquelas que têm material mais leve. Isso faz com que fique mais fácil carregá-las. Além disso, ter uma mala de mão com várias repartições ajuda a deixar os pertences mais organizados em seu interior.

Mochila

Mochilas são sempre ótimas opções para quem vai fazer viagens curtas. Afinal, a depender do tamanho, conseguem comportar uma boa quantidade de roupas, evitando também a demora para encontrar algo.

Nesse tipo de bagagem, as repartições também são muito importantes. Para maior conforto, é preciso cuidar para que a escolha seja bem-feita: existem mochilas com fechos no peito, por exemplo, que evitam sobrecarga nos ombros e as deixam mais fáceis de transportar.

Mala rígida

Malas rígidas, na maioria das vezes, são sinônimos de resistência. Normalmente feitas de policarbonato e polipropileno, elas resistem bem a impactos e não se molham facilmente. Por isso, também ajudam bastante quando o assunto é proteção a objetos frágeis.

Soma-se a tudo isso o benefício de serem malas bem leves. Dessa maneira, é possível carregar mais pertences. Assim, você pode fazer mais compras no local de destino da viagem.

Mala de tecido

Malas rígidas podem se romper, caso o material não seja de qualidade. Nesse quesito, as malas de tecido se sobressaem, já que não têm esse problema. Além disso, muitas vezes permitem carregar ainda mais objetos, dada sua maleabilidade.

Malas de tecido também costumam contar com maior quantidade de repartições. Isso é ótimo para guardar separadamente peças de roupa, roupas íntimas, necessaires etc.

Algumas dicas na hora de arrumar a mala

Confira, a seguir, algumas dicas para arrumar sua mala!

Duração da viagem

Para levar a quantidade de itens ideal, é preciso considerar a duração da viagem. Faça uma previsão de quantas peças de roupa serão necessárias, assim como sapatos. Dessa forma, você evita carregar tanto peso levando mais do que precisa e também pode definir qual tipo de bagagem levar.

Material da mala

Como dissemos, há materiais que pesam mais do que outros. Isso pode acontecer até mesmo entre malas do mesmo tipo — algumas rígidas podem ser mais pesadas do que outras, por exemplo. Então, não deixe de verificar isso no momento da compra, hein?

Organização de itens

Já falamos sobre as repartições nas malas, mas você sabia que existem outras maneiras de separar os itens que vai levar para a viagem? Considere, por exemplo, usar saquinhos de pano para levar cada par de sapatos. Assim, você não precisará levar outra bolsa apenas para guardá-los, não é mesmo?

Escolher o melhor entre os tipos de mala de viagem é um passo importante para se preparar e se prevenir em viagens. Leve em consideração as nossas dicas para fazer a escolha certa!

E, por falar em se prevenir, descubra o que fazer caso perca o bilhete da passagem de ônibus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *